O SENTIDO DO PASSADO

Está longe de ser verdade aquela frase de que: “quem vive de passado é museu”. Todos temos nosso passado particular, familiar, coletivo e muito do que vivemos no presente está direta ou indiretamente ligado a esse passado. Sejam lembranças boas ou ruins são justamente aquelas que estão no passado que nos dão as lições para vivermos o momento presente, e até mesmo projetar o futuro. Não só a projeção do futuro. Na verdade não existe futuro sem passado, porque, enquanto o primeiro é o que ainda pretendemos ou queremos viver, o segundo (passado) é onde vivemos a experiência que nos permite alcançar aquilo que ainda não foi atingido. Tudo o que nos aconteceu e que forma esse mar de lembranças que chamamos de passado estava a muito preparado para acontecer, desde muito tempo atrás e tinha que acontecer porque só assim a gente amadurece, cresce, aprende e pode viver uma vida mais feliz e realizada. O tempo se torna assim um condutor de momentos que no futuro próximo podem refletir situações passadas coerentes, até mesmo coisas que aconteceram e que servirão de base para novos acontecimentos. O passado tem o sentido que damos a ele, de acordo com nossas convicções e aspirações. Alguns insistem em torná-lo algo incômodo, que fere e machuca, porque guardam em si os acontecimentos como fossem fardos pesados e desnecessários. Outros o têm como uma verdadeira cartilha, um livro, de onde tiram ensinamentos, conselhos, e assim buscam aprimorar o presente para desfrutar o futuro de forma feliz e satisfatória. O passado pode assumir assim dois papéis, o de amigo quando nos ensina e o de inimigo quando nos oprime, muito embora as opressões e tribulações sirvam como ponte sobre os desafios que virão pela frente, estendendo ao pré-conceito humano a sua sabedoria e melhorando o desempenho de sua própria evolução, porque no fundo nenhum humano conseguiu até hoje definir o exato conceito de passado e, portanto o seu sentido ainda é subjetivo para todos nós, ao mesmo tempo que o homem através de seus fracassos passados, inconformado, busca aperfeiçoar o seu modo de viver e criando armas para sua própria destruição e extermínio. Independentemente de onde e quando estiver, sempre estará o homem perdido em suas lembranças e desejos, na tentativa de atrasar o passado e adiantar o futuro que talvez nem chegue para ele. Esse é o sentido do passado e o que ele representa para todos nós.