UM TESTEMUNHO: PRESSA...PARA O QUÊ?

Por aqui tudo sempre corre muito, nós e o globo giramos com muita pressa...

Nesse nosso mundo tão atribulado, as pessoas um pouco mais sensíveis, ou talvez, aquelas que são pouco mais atentas à dinâmica maluca e estressante do cotidiano, observam que vez ou outra os problemas se somam em proporções geométricas...nos sufocam, e sinceramente eu não acredito que tal fato seja obra do acaso.

Percebo que uma há uma força maior que nos rege e que muitas vezes "pede" pela nossa atenção para SI, nesse contexto de aprendizado que nos é o nosso universo...e nossa tão "apressada" passagem por ele.

Há tempos, que "o tudo" nos ocorre num único tempo, como se algo quisesse nos testar ou nos fazer parar, mas nos negamos a tal porque a sensação é de que somos os donos das horas, e que o mundo poderá acabar no próximo instante...se resolvermos parar ainda que por poucos segundos.

E frente a tantos compromissos do dia a dia, titubeamos na nossa intrincada logística e nos parece que mesmo se um dia tivesse quarenta e oito horas, ainda não nos seria suficiente para as nossas necessidades mais urgentes.

E foi pensando assim, que no final do ano passado me abateu um cansaço extremo, e quando eu me encontrava dentro do trânsito, a levar meu carro para uma oficina de funilaria, pois acabara de me envolver num sinistro, senti que precisava dum tempo. E como é difícil um tempo por aqui!

Na verdade, já me havia ocorrido um milagre: a seguradora me ligou ao celular, e a oficina indicada para o conserto, ficava bem próximo donde eu me encontrava trabalhando,há uns dez minutos dali, o que para uma cidade como São Paulo é, deveras, um prêmio.

Então, pelo trânsito do caminho eu agradeci, a elevar o pensamento a Deus, a pedir pelo SEU tempo para a minha oração.

A bem da verdade não sou muito de orações pré-concebidas.

Acredito mais naquela comunicação de canal direto que toda criação tem com o Criador...no decorrer da vida, em cada um dos seus instantes.

Assim, dentro do que achei cabível, me comuniquei com Deus em pensamento..."Meu Deus, me dê um tempo, preciso conversar, me ouça!"

E o interessante ocorreu segundos depois daquele "tempo pedido" quando após estacionar o carro dentro da oficina eu aguardava pelo atendimento que não chegava nunca.

Depois d'alguns poucos instantes, que sempre são intermináveis quando temos pressa, quando já iria se esgotar a minha paciência , apareceu um funcionário da limpeza a me fazer um esclarecimento: "senhora, meu patrão pediu para que aguarde só mais um pouquinho, até que nossa oração do início do dia termine, ou se a senhora preferir, pediu para que se junte a nós para a leitura do nosso texto de hoje da Bíblia".

Confesso que fiquei perplexa, a sentir um arrepio pelo corpo.

Nunca vi um pedido chegar tão rapidamente na minha vida!

Assim me dirigi para o pátio de cimento da oficina, numa manhã que acabara de começar, me vi ali em meio a uma agitada avenida, numa roda de oração em que TODOS os funcionários da empresa ouviam atentamente a leitura duma CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS.

Desfiz-me do que tinha nas mãos, entrei na ciranda de oração, fechei os olhos e abri o coração.

A carta dizia exatamente do valor E DA FORÇA da oração, de como Deus age nas nossa vidas, de como nos chama, de maneiras quase sempre incompreendidas pelo nosso curto entendimento, de como pelos caminhos precisamos da paciência, da perseverança, da benevolência, da humildade, da caridade, do quanto tais virtudes se inserem na grande obra missionária, que em realidade, é o dia a dia da própria VIDA de cada um de nós!

Assim que terminamos de ouvir a leitura do Livro, o teólogo que conduzia a reunião nos disse algumas palavras e depois veio ter especialmente comigo.Fiquei IMPRESSIONADA como tudo o que me disse, sem que eu tivesse proferido uma só palavra, veio de encontro às necessidades mais íntimas daquele meu momento.

Enxuguei, disfarçadamente, uma lágrima.

Saí de lá como quem havia retirado um chumbo da alma, e hoje não tenho mais dúvidas de que os ouvidos de Deus estão por toda parte e sempre abertos para os nossos corações...sempre tão apressados...

E quanto à pressa nossa de cada dia, bem, hoje vou mais devagar, porque sei que tenho todo o tempo do mundo, o misterioso tempo imensurável de Deus.