Mistérios da vida
No mesmo instante em que Carmem era descida à sepultura, encerrando o capítulo de uma vida marcada por lutas e conquistas, na maternidade Renata recebia o seu filho nos braços, cobrindo-lhe de beijos e carinhos, derramando sobre ele lágrimas da mais pura felicidade.
No clube Marcus comemorava e recebia os cumprimentos pelo título de campeão no torneio de natação, enquanto que na porta da faculdade Fernanda era consolada pelas amigas por ter sido eliminada no vestibular. Em um outro ponto distante, Regina, surpreendida pelas águas da chuva, que invadiram a sua casa, era amparada e socorrida pelos vizinhos que se ajudavam.
Acompanhados pelos seus advogados, Leonardo e Mariana participavam da audiência da separação do casal, após cinco anos de convivência e Beatriz esforçava-se para conter a emoção ao entrar na igreja de braços dados com o pai, sendo conduzida ao altar, onde ansioso Geovane a esperava.
Sandra despedia-se em prantos do seu marido, que iria integrar a missão de paz, incerta do seu retorno e Pedro, ao ver o pai desembarcar na rodoviária, após vinte anos de separação e uma longa busca, correu a abraçar-lhe.
Morte, nascimento, conquistas, derrotas, perdas, ganhos, frustrações, expectativas, encontros e desencontros: assim é a vida, que se renova, se reinventa, que dita as regras, que constrói personagens e situações para cada história, que oferece o riso ou pranto, que brinda com as alegrias ou que reserva as tristezas e o sofrimento.
Assim é a vida, enigmática, imprevisível até, mas que nos dá a oportunidade de fazer as nossas escolhas. E são as nossas escolhas que determinam os nossos caminhos, o nosso destino.
Vida, um mistério a ser desvendado. Mas não a entenderá quem não saber viver e não aproveitar todos os momentos que ela oferece. E aprendemos muito com ela, pois dela, sem nenhuma distinção, somos todos eternos aprendizes.