O velho na praça

Muitas crianças corriam na praça, com suas babás, cansadas e estressadas, mas as crianças não se cansavam, quanta energia! O sol irradiava, mês de verão, calor, esperança e agitação na pequena cidadezinha.

Ali estava ele, todos os dias, muitas vezes bala no bolso ele tinha, mas ninguém o via. Sim, atraente o mundo das crianças, suas estripulias, artes, travessuras, liberdade de sentar no barro, na esquina o moço do picolé que tanto vendia, sorria junto das babás, moças formosas naqueles corpos de virgens amantes em seus jalecos brancos.

As árvores que balançavam com o vento das quatro da tarde, o cheiro do pão doce que vinha da padaria. Logo ali, o velho permanecia, mesmo não existindo. Os carros com o trânsito que beira as cinco e meia da tarde, a barba branca logo sabia. A chuva caía, pessoas correndo naquela folia, guarda chuva o velho tinha, porém ele não existia.

O casal de namorados a flor da pele estavam debaixo de uma grande árvore aos beijos calorosos, o rapaz com sua mochila azul largada ao chão, jeans desbotado, cabelos arrepiados, camiseta com frases americanas e a moça com seu tênis vermelho, jeans justo e cabelos ao vento. Eles se abraçavam e se beijavam calorosamente sem pudor ou arrependimento, o moço passava suas mãos pelas suas coxas, quando ela colocava sua mão contra a dele, tirando-a suavemente, como se não quisesse fazer tal movimento. Ali eles permaneciam, pois além deles nada existia. Um gatinho passara correndo.

O inexistente teve infância, corria muito mais que aquelas crianças, épocas de sonhos e de esperança, uma juventude bela, onde roubou beijo da amada, naquela época um desaforo a uma dama, mas o coração dela, ele havia conquistado e fizeram amor escondido, após juras de amor eterno na garagem escura e sombria, mas a família nunca saberia.

O velho que não existe "logo ali" na praça, todos os dias lembra-se de seu passado, sua vida. Sim, hoje parado na praça, ninguém o via, a sabedoria ali adiante, mas ninguém a queria. A sabedoria não tem uma aparência tão atrativa.

Fabiana Fernandes Perini
Enviado por Fabiana Fernandes Perini em 15/01/2010
Reeditado em 03/03/2010
Código do texto: T2030503
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.