A MIDIA DITA COMPORTAMENTOS

Todo mundo tem TV em casa. Todo mundo, pelo menos duas ou três vezes na semana, assiste noticiários. Quase todo mundo acompanha novelas. Muitos assistem Faustão, Xuxa, Luciano Hulk, Angélica. Alguns assistem o programa dramalhão da Marcia Godschmidt. Quantos vêem aquele rio de sangue do Datena! Outros se fixam nas fofocas da Record e Bandeirantes.. Alguns até curtem a loura (loura?) Ana Maria Braga e seu louro papagaio, o José. E não sei quantos esperam pela edição anual do BBB. Essas são as opções de quem tem apenas TV aberta no Brasil. E não são poucos. Opções estas que é preferível deixar a TV desligada, a compactuar com programas que não acrescentam o mínimo de cultura a ninguém.

A mídia dita comportamentos. Cria e derruba ídolos. Numa crônica é impossível colocar tudo. Cito alguns.

Em época de eleições, dá prioridade (a Globo) aos candidatos que lhe convém, colocando notícias diárias sobre eles, em detrimento de outros (Brizola, que Deus o tenha, sempre reclamava disso). E eles vencem! A Globo elegeu e derrubou Fernando Collor. Aquele olhar insano nunca me enganou. Mas, pelo jeito, levou de roldão mais da metade dos eleitores, enfeitiçados pelo jovem bonitão e de boa fala. Quando a sujeira ameaçou nublar o céu do meu Brasil brasileiro, rapidamente ela incentivou e criou os "caras pintadas" para destronar o maluco. Que ela mesma elegeu! Os caras pintadas, manipulados, tiveram seu "dia de glória" e a Globo respirou aliviada. Onde estão eles hoje, quando tanto se precisa que o jovem, destemidamente, levante a bandeira contra a sujeira nacional?

Fazem de um drama familiar e social uma novela, como foi o caso daquela menina (acho que em S.Paulo) mantida refém, com uma amiga, e morta pelo namorado. Certa jornalista (creio que a Sonia Abreu), chegou ao cúmulo de colocar no ar a entrevista telefônica com o sequestrador, atrapalhando o trabalho policial. Colocando vidas em

jogo, apenas por um furo de reportagem!

Entre outros lixos culturais, a mídia coloca p'rá cima bandas, como a Calypso, um amontoado de gritos esganiçados de uma mulher que, não fosse "boazuda", não teria a mínima chance de sucesso. E o povo aplaude! Fez de Grazi Massafera e Vera Ficher "grandes atrizes"! Lança sandalhinhas da Carla Perez, fazendo dela um ídolo infantil. Pode? Uma mulher sem talento algum, a não ser executar danças sensuais. E os pais compram! Ronaldo Nazzari, entre outros Pagodinhos da vida (acho que o Cafú também), fazendo propaganda da Brahma. Que é álcool! Ou alguém duvida que cerveja não modifica o comportamento? O Zeca Pagodinho ainda passa, pois a barriga e a cara já dizem tudo. Mas o Ronaldo, um atleta de prestígio, se prestando a isso! E, com certeza, influenciando os jovens. A força e o poder do dinheiro!

Não falei ainda das mulheres semi-nuas no programa do Gugu. Como se aquilo fosse a coisa mais natural do mundo! E as mulheres-frutas? É a melancia, o morango, a manga... dá uma salada de frutas. O que fazem elas, a não ser formar na cabecinha de nossas crianças conceitos de nudez e a idéia que trabalho sério não está com nada? E as cenas de sexo nas novelas? Nos beijos, parece que os atores vão se engolir a qualquer momento... E o BBB? Qual a utilidade desse programa? O que acrescenta à nossa vida? É uma exaltação à beleza, a corpos sarados. Porque velho e feio não entra. É uma exaltação à burrice, um incentivo à futilidades, ao "não fazer nada". Como se a vida se resumisse em malhar, ficar o dia todo na piscina e se "amassar" embaixo do edredon. Fora a cara de besta do Bial, orquestrando a malandragem, o ócio e as baixarias entre duas mulheres disputando o mesmo homem.

A gente se sente impotente diante de tantos chamamentos à aberrações e à burrice... Não tenho filhos, mas nem por isso me sinto menos preocupada (p'rá não dizer apavorada). Sou professora , tenho sobrinhos. Todos nós temos, de uma forma ou outra, crianças em casa. Crianças que estão se desenvolvendo como se tudo isso fosse natural. Como pode um pai ou uma mãe evitar isso? A TV é aberta, as crianças entendem do manuseio de todos os botões... E a Internet? Parece que todo lixo sócio-cultural se concentrou ali. Tem coisas boas, é claro! E muitas. Mas a criança vai saber distinguir isso? Os apelos de certos sites são afrontosos... se até pedófilos ali se instalam e aliciam crianças e jovens. Fazer o que? Proibir nossos filhos? Como? Se as crianças de hoje, com quatro, cinco anos, entendem mais do que nós o manuseio do computador?

Só nos resta entregar ao Anjo da Guarda para que Ele proteja nossos filhos! Será que os Anjos entendem de computação?

Giustina
Enviado por Giustina em 14/01/2010
Reeditado em 14/01/2014
Código do texto: T2029828
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.