Haiti – devastação que não tem explicação
Terrível imaginar um país com uma longa história de sofrimento, onde a pobreza extrema e a guerra civil maltratam, ser avassalado por um terremoto fatal.
Poderia-se imaginar tudo, menos isso.
Um país cuja reconstrução vinha caminhando devagar e recebia o cuidado especial do Brasil com o envio de tropas de nosso exército.
A história do Haiti é bastante dolorosa. País de ex-escravos que conseguiram fundar uma República às duras penas. Uma República que precisou da ajuda da ONU para não sucumbir frente à ameaça das gangues criadas por ex-militares.
Não bastassem as enormes dificuldades econômicas e sociais, facções formadas por próprios haitianos estavam impedindo o desenvolvimento do país.
Apesar dos pesares ia-se vivendo e o Haiti trilhava um caminho de superação.
De repente um terremoto e milhares de pessoas mortas, milhares de pessoas feridas, milhares de pessoas debaixo de escombros.
O país repentinamente viu-se em meio a uma cena de terror real, uma destruição de proporções gigantescas.
O que fazer diante de uma catástrofe sem a mínima condição de defesa?
O país sem estrutura para arcar com tamanho desastre vê-se em uma situação de incapacidade. Faltam água potável, alimentos, roupas, remédios, alojamentos, equipamentos e pessoas especializadas na busca de possíveis sobreviventes.
Quando se pensa que eventos iguais a esses não acompanham nenhum fator positivo, graças a Deus nos enganamos.
É comovente ver os países de todos os continentes do planeta se movimentando em prol de ajuda ao Haiti. A palavra solidariedade ganha espaços enormes em um mundo onde a competição, a globalização, a guerra e a luta pelas várias formas de poder são massacrantes.
Compreendo que não há nada a comemorar devido à avantajada extensão dos incalculáveis prejuízos físicos e humanos. Porém é animador a gente ver que as pessoas ainda se sensibilizam com a condição adversa de seus semelhantes, mesmo não falando o mesmo idioma e comungando dos mesmos ideais.
É triste o que aconteceu ao Haiti e sei que é um acontecimento que não tem explicação.
Como explicar uma tragédia de tão grande tamanho atingir um país já retalhado e castigado por enormes dificuldades sociais, econômicas e políticas?
O importante disso tudo são as lições que a humanidade pode tirar desse evento.
O ser humano compreende que não possui tecnologias suficientes para evitar as forças da natureza e que todos, independente de país ou continente, podem ser surpreendidos de uma hora para outra por uma devastação de dimensões semelhantes à do Haiti.
É nesse momento que a união e a ajuda mútua fazem a diferença.
Hoje, agora, nesse instante.
Toda a mobilização para levar ajuda ao Haiti representa a fenda da diferença.
Somos humanos afinal de contas! A dor e o sofrimento alheio ainda conseguem nos comover! Que bom!
Não há explicação para o maior terremoto dos últimos duzentos anos ter se manifestado implacável em um país sofrido como o Haiti. Mas, felizmente há explicação para a surpreendente solidariedade humana: O amor!
Que os nossos irmãos haitianos sintam-se reconfortados na solidariedade mundial que os abraçam e os consolam nesse momento de dor profunda.
Que de algum modo esse sinônimo de amor possa aliviar ou amenizar de alguma forma o desespero que se faz presente naquele país.
Além da ajuda material e física, façamos também uma corrente de orações para que o povo haitiano tenha forças para suportar essa tragédia e que possa em um futuro próximo se reerguer e recomeçar e reconstrução de seu país.