Tenha Cuidado com o Vocabulário Rebuscado
Ontem , segunda-feira , dia 11/01/2010 , recebi um convite , tão elegante , convite esse que nem pude recusar e nem dar nenhuma desculpa para amenizar o Não Posso Ir . Por volta das 12h40 chega um belo carro , o interfone é acionado , minha funcionária atende e recebe um buquê de flores com um cartão de linho pérola escrito em alto relevo , na cor petróleo . Ela veio correndo me entregar , porque havia a necessidade de preencher com SIM ou Não, um pequeno cartão acoplado ao convite.
Meu marido leu , passou para mim, nos olhamos e colocamos o SIM . Não poderíamos "fugir" de um convite tão cavalheiresco , como aquele . Uma Palestra , no salão de Festas do Clube X, o mais requintado da cidade. Quase tive um desmaio quando me conscientizei que era uma palestra MOTIVACIONAL. Meu Deus , não suporto palestra e ainda mais , motivacional . Depois que eu li e relí Deepak Chopra umas 5 vezes, peguei ojeriza. Meu marido já quis tirar o corpo : Eu levo você , você me representa e vou buscá-la ao final
Eu???? Vá você e me repesente . Ele disse : Nunca gostei de representar mulher . E eu: também nunca gostei de representar homem. Risos à parte e, fomos os dois. Agradecemos e elogiei as flores que realmente eram lindas e enfeitou o hall de entrada.
Bom , o que eu gostaria de passar , para meus leitores é o que mais me chamou a atenção : TENHA CUIDADO COM O VOCABULÁRIO REBUSCADO . Resuminho que eu fiz : " E specialmente
em grandes concentrações , disse ele , a maior parte sempre é de nível intelectual médio para baixo . Por isso , não se arrisque a sair por aí usando palavras incomuns de forma indiscriminada".
Agora falo eu , rsrs: Bom , além desse início que todo mundo prestou atenção e não se ouvia um mosquito voando, ele continuou e foi mais ou menos assim : Se a gente agir, assim , usando palavras escalafobéticas , na maioria das vezes , no meio da palestra , da exposição do assunto algumas pessoas ainda estarão tentando entender o que o palestrante está querendo dizer . Claro, se não entendem as palavras , não conseguirão acompanhar o racio -
cínio E o que acontece ? Deixam de prestar atenção , começam os cochichos , os dorminhocos cochilam e outros vão saindo , muuiiiittooo disfarsadamente .
E ainda disse que a comunicação oral exige o rápido entendimento da mensagem , pois quem ouve não terá tempo de ficar decifrando ou adivinhando uma palavra , porque nessas alturas o palestrante já estará centenas de vezes à frente dele . Na comunicação escrita , isso sou eu , a gente tem tempo de ficar , alí
"ruminando" uma palavra , algum ponto obscuro . Mas na oral não tem esse tempo. Perdeu, está perdido . Palavras mais raras não usadas no dia-dia , pode atrapalhar a compreensão da plateia . E é aí que acontece o deastre : ninguém mais fica atento e os que ficam é por educação , mas, sem entender bulufas. Daí pra frente , ele falava mais ou menos a mesma coisa ... usando o recurso da tautologia .
Quando chegou ao final , dessa parte , ele dsse : " Lembre-se que , se o ouvinte não conseguir entender parte ou toda a palestra a CULPA É SUA ." Nossa, levei um susto . E continuou : " se você fizer uma boa análise , ou seja auto ánálise descobrirá que você não soube ou não teve o cuidado de adaptar a forma de transmitir as informações de acordo com o nível da platéia".
Ufa !!! Eu entendi tudo tudo... mas por favor , não quero mais receber convite para palestras motivacionais . Não vou ter coragem, se ele chegar , de recusar. Principalmente se vier acompanhado de flores.
E por falar nisso , eu também não gosto de verbetes difíceis. Fui à palestra porque não estava com DIALIPIRA e as flores não eram ESTERÍGMAS. Detesto palavras difíceis..., oras bolas...
Ah... tudo isso , vale ,também , para textos , escritos , OK ???
Callena, sem motivação ... Só saudades
Jan.2010