MINHA VARANDA ….

 

           … é dos lugares que mais gosto aqui na minha casa . Ela não é grande e tem uma mesa de centro com duas cadeiras ao redor. É justamente numa dessas cadeiras, a do lado esquerdo, que fico sentado acompanhando as passadas da madrugada.

           Costumo ficar contando estrelas, sigo atentamente o deslocamento da lua mas , na maior parte do tempo dou asas a minha imaginação , deixo os pensamentos fluírem livremente e começo escrever as já conhecidas tolices. São tolices, mas são sinceras tolices .

           Não sei se já disse , mas justamente nesta varanda, sentado na cadeira do lado esquerdo é que surge na minha mente praticamente tudo o que escrevo.

           Desta cadeira ao amigo PC para transcrever o que imaginei, é como se fosse um pulo só. Minha varanda também é testemunha das minhas tristezas, das decepções e das amarguras, que não são tão raras assim.

           Amiga e companheira fiel das minhas insonias e da minha solidão, minha varanda sempre me acolheu da melhor forma que uma varanda pode acolher uma pessoa.

           Infelizmente, não consegui um jogo de mesa com cadeiras que só admitisse conversas alegres, descontraídas e até de alguns casos de amor.

           No meu caso, esta cadeira, a mesa e varanda, testemunham meus momentos, vários de felicidade, outros de tristeza no meu coração, posso até dizer de amargura.

          Como não podia deixar de ser, é alta madrugada e não se ouve um ruído. Até mesmo aquele gato chato da vizinha com certeza deve ter arrumado alguma coisa melhor prá fazer do que miar na minha janela, como namorar, por exemplo.

            Hoje estou aqui a refletir se vale realmente a pena o alto preço que pagamos por nos apaixonar. Aliás, tenho notado que esse tal de cupido não combina muito comigo.

             Outra coisa também que não consigo compreender mas que é a pura realidade, conversando aqui com minha varada, é que o amor que deveria ser uma coisa simples, na maioria das vezes torna-se uma complicação terrível.

             Aliás, sempre acreditei que o amor deveria ter uma única linguagem mas não, muitas vezes falamos que estamos amando e entretanto isso é interpretado de uma forma completamente diferente.

              O lado bom de poder estar aqui na minha varanda é que posso pensar o que quiser sem ser interrompido, me julgarem mal ou me prejulgarem. Além de ser acolhedora é intensamente compreensiva.

            Se estivesse numa mesa de bar ou numa varanda diferente é provável que não me sentisse assim tão à vontade para fazer confissões, revelar o grande segredo de quem é meu verdadeiro amor e minha grande paixão.

            Tudo bem que não posso ficar espalhando minhas novidades e meus segredos mas aqui, na tranquilidade desse ambiente de alta madrugada, completamente relaxado e largado numa cadeira, a do lado esquerdo, posso revelar meus segredos sem medo de ser denunciado ou criticado.

             Estava pensando em pendurar uns vasos com algumas flores. Não que eu queira transformar minha varanda num jardim mas eu penso que uma varanda sem flores não é uma verdadeira varanda.

              Talvez eu até pendure aquele frasco com água doce só pra ver os beija flores voando em volta. O chato será se alguma abelha curiosa resolver fazer um ninho nas proximidades.

             Generosa e de poucas palavras como é, minha varanda não vai reclamar por receber tão ilustres e diferentes visitantes. Bem se ela não reclamou naquele dia em que o gato chato da vizinha dormiu na cadeira do lado direito, creio que não haverá nenhum problema nesse sentido.

              O som da buzina do padeiro me desperta, me trazendo de novo para a minha realidade. O dia amanhece prometendo ser muito calorento.

             Com a habitual reverência e respeito, conserto a posição das cadeiras, aspiro o ar puro da manhã, me despeço da minha varanda e vou cochilar mais um pouquinho até a hora de sair para o trabalho.

              Ah, antes que me esqueça, tenho a impressão de que uns gerânios ou outras flores parecidas vão deixar minha amada varanda muito mais linda ......

 

                            *********

 

 

 

 

                                                                                
(.....imagem google.....)


WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 11/01/2010
Reeditado em 25/02/2013
Código do texto: T2023479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.