CRÔNICA SEM NOVELA






Há nove meses atrás decidi que teria um site e ingressei no Recanto das Letras. O tempo de gestação mereceria uma crônica? Talvez, não. Uma mensagem bastaria para agradecer esta experiência de vida em letras, mas aqui estou, às voltas com a palavra, em um jogo que muitas vezes lembra lances de xadrez onde o sentido é o xeque-mate.

Quando vim ao mundo, meu nome não era Dolce Vita. E nasci a fórceps:
o útero de minha mãe deveria passar uma sensação tão protetora que resisti ao máximo para sair dali.

A passagem do mundo seguro para a vida real não foi fácil, assim como a experiência de ser. Por isso, suponho, a criatividade seja a saída e o oxigênio da alma. Desde pequena (e confesso, não cresci muito) convivo com a mente repleta de outros mundos.

Entre estes universos reconheço o berço do riso como a minha casa: outro "útero protetor". Quando estou triste, faço ainda mais humor. Esta é a estrada por onde circula minha resistência. E quem escreve para rir, geralmente, transita em qualquer outro caminho sem se prender a gêneros ou estilos. O inverso não é verdadeiro. Em outras palavras, humoristas podem ser dramáticos, mas os trágicos não possuem tempo de comédia. E isto é apenas fato, sem valor positivo ou negativo.

Adoro o humor porque possibilita mudar as coisas, tirá-las do lugar (sem fórceps, naturalmente) e assim, dar uma nova vida e sentido a tudo.

Nasci com a marca da inquietude. Onde quer que esteja, solteira ou casada, na ponte aérea, dentro ou fora de casa, não sou algo capturável em linhas. E ainda que fosse, tudo que escrevo, de alguma forma, escapa a mim mesma...


Resumo da ópera (crônica sem novela): sou melhor por escrito! (Desafino até falando!)




P.S.: Obrigada por sua leitura. Obrigada pelo comentário. Obrigada sempre! E, principalmente, por estes nove meses, sem fórceps, no Recanto das Letras.





(*) IMAGEM: Google


http://www.dolcevita.prosaeverso.net


Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 11/01/2010
Reeditado em 11/01/2010
Código do texto: T2022883
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.