Banalização da Violência

Hoje em dia vivemos em total clima de banalização.

Nos chama muito a atenção quando algo correto acontece.

Já não nos choca mais ler, escutar ou assistir cenas de violência pelas nossas ruas e pelo mundo.

Será que uma notícia assim nos deixaria abalados e temerosos como em 1914 e 1939?

“Anunciamos o início da Terceira Guerra Mundial, o mundo contra ele mesmo, uma guerra civil anunciada.”

O respeito por si mesmo e pelo próximo ficou no passado e passou a ser entendido como “fora de moda”. Estrutura familiar que deveria ser o alicerce dos bons modos não lembra em nada o tempo de nossos avós, onde com apenas um olhar se entendia que algo errado estávamos fazendo. Lugar de criança era com criança. Nem em pensamento era permitido que uma criança participasse de assuntos de adultos, tudo acontecia no seu tempo.

Responsabilidades e deveres eram normas sempre bem seguidas, mas hoje, o que dizer de hoje, onde alunos agridem professores porque eles mesmos não foram capazes de tirar boas notas, onde vidas são tiradas por apenas um boné, onde o valor para um assassinato está cada vez mais baixo.

Estamos desesperançosos do mundo, somos espelho dos nossos governantes e estes, por sua vez, são resultados da nossa falta de crença, e nessa roda que o mundo segue seu curso e com os valores cada vez mais invertidos.

Escrevo essa pequena crônica como forma de desabafo, mas mantendo ainda a esperança de um mundo melhor e mais digno.

Adriano Reis
Enviado por Adriano Reis em 11/01/2010
Reeditado em 11/01/2010
Código do texto: T2022436
Classificação de conteúdo: seguro