A MÃE DO FASCISMO ESTÁ SEMPRE GRÁVIDA.

Bertold Brecht dizia que a mãe do fascismo está sempre grávida.

Tinha ponderáveis razões, a gravidez aludida deixa seus traços fortes até hoje em variados rincões.

Na Itália onde nasceu e se associou pela assinatura do “eixo” ao tenebroso nazismo, teve na genialidade de Norberto Bobbio um de seus maiores combatentes.

O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini a partir de 1919.

O vocábulo tem etimologia em fascio -, grupo político ou de militância que surgiu na Itália nos estertores do século XIX e inicio do XX - mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era símbolo dos magistrados: um machado com cabo enfeixado de varas, simbolizando o poder do Estado e unidade do povo.

Eram conhecidos ainda por camisas negras, em virtude do uniforme.

Totalitarismo é sistema de governo onde os poderes ficam galvanizados e concentrados nas mãos do governante que tem , sempre, pretensão messiânica, salvacionista.

Na história não são poucos os psicopatas que detiveram o poder sob esta bandeira personalista.

Como psicopata maior Hitler com o nazismo, os sacramentados ismos que solaparam as liberdades do homem e ainda as restringem como em Cuba.

Para se focar o personalismo temos, Salazarismo, Franquismo, Hitlerismo e tantos outros. Isto se traduz em nazismo, bolchevismo, comunismo, e agora às inclinações terroristas no novo “ismo” que ameaça o mundo, sob crença religiosa, o islamismo por seus sectários, onde religiosos, pior, em nome de Deus, disseminam o terror.

Nesses ideários, não há espaço para a pratica democrática nem garantia aos direitos individuais que constam no estatuto das nações civilizadas.

Nos países do Mercosul, diríamos para quem possa compreender, de uma forma gramisciniana, mas nem tanto, através da revolução “mancata”, o famoso comer pelas beiradas, gramiscinianamente, como ressae dos cadernos de Gramsci, comunista que pregava a revolução de “dentro para fora”, sem uso da força de ruptura, temos esse desenho no Chavismo, já ultrapassando os limites de controle, nos meios de comunicação, entre outras decisões violentas.

O mesmo ocorre com as outras duas republiquetas que deixo de citar seus nomes, acompanhando o execrável Hugo Chaves, que "distriduindo" benesses ao povo pede que não cantem no chuveiro e tenham a lanterna na cabeceira para ir de noite ao banheiro, uma forma de economizar energia, na sua "grandíssima" e pobre administração. Mas o chavismo tem dias contados por suas próprias características, os fatos atuais assim demonstram..

É a reedição, aos poucos, do absurdo que persiste na ilha do infernal Fidel Castro, seu mestre e amigo.

NÃO PROSPERARÁ!

No Brasil, pela sua expressão econômica que se deve às suas potencialidades de riqueza econômica, E SÓ, nunca haverá porta aberta para esses absurdos sepultados pela inteligência.

Mas Bertold Brecth estava pleno de razão, “A MÃE DO FASCISMO ESTÁ SEMPRE GRÁVIDA”.

ESTE É O NASCITURO QUE NÃO DESEJAMOS.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 10/01/2010
Reeditado em 11/01/2010
Código do texto: T2021495
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.