O mexidinho (2 da série Meu Blog)

Houve um tempo em que eu chegava do colégio e a família já estava na sobremesa, às vezes até no cafezinho. Tinha que ir buscar meu almoço nas panelas. Esquentar comida sem o conforto de um micro-ondas, que não existia, era muito chato. Então eu fazia primeiro um bife, acebolado ou não. Depois, na mesma frigideira, esquentava o arroz com fatias de queijo. Ou com queijo ralado. Ou com tomate picado (grosso), ou ainda com tirinhas de presunto... Ou tudo junto. De vez em quando um ovo era misturado. Legumes eram aquecidos em separado. O feijão, ainda quente, ia parar num potinho.

Assim eu fazia minha refeição: comia o bife junto com os legumes e o arroz incrementado, tudo acompanhado de goles do caldo de feijão. Nomeei meu prato de ‘mexidinho’. Nome bonitinho, não é? Mas logo foi apelidado de gororoba!

Meus horários voltando à normalidade, o mexidinho passou a ser esporádico. E com o passar dos anos ele foi se modificando, chegando até a ficar sofisticado. Nem sempre é feito no caldo do bife, o que o deixa mais bonito. A receita mudou. Começa pelo ovo, que não chega a fritar, sendo logo misturado ao arroz. Um pouquinho de leite (pode ser desnatado) ali é pingado, junto com o queijo ralado. Pedaços de queijo prato ou minas são acrescentados. Com um tantinho de fondor - 'fond d´or' fica bem melhor (não é propaganda!)...

Quebra um galho danado!