TEORIA DA HOMOSSEXUALIDADE
Outro dia, na casa do amigo Giovani Pasini, começamos a debater sobre a questão da homossexualidade. Para uma parcela da sociedade, um assunto sempre polêmico. Tenho alguns amigos que são homossexuais e, portanto, é natural que os defenda em sua opção de expressar sua liberdade da forma que bem entenderem. Ou melhor: de buscar a sua felicidade!
Não compactuo, de forma alguma, de teorias que colocam o gay ou a lésbica degraus abaixo da sociedade dita "normal". Todos que aqui estamos, sob a luz do mesmo sol, temos o mesmo direito à vida e ao oxigênio que respiramos. Se a natureza, em sua perfeita multiplicidade, decidiu que convivêssemos todos no mesmo ambiente, héterossexuais, bissexuais e homossexuais, quem somos nós para dizer que esse ou aquele tem menos direito à vida? Há correntes que atestam que a homossexualidade é uma doença.
Outros dizem que é uma involução do ser humano. Mas, no geral e muitas vezes até secretamente, a sociedade condena. Há também quem acredite que ela é um novo estágio social que culminará por derrubar padrões estabelecidos. Seríamos todos, portanto, elementos "sexuais", independente do que somos, abrindo o leque de possibilidades.
Não defendo nem essa, nem aquela teoria sobre esse assunto. E de forma alguma condeno qualquer forma de expressão. Acredito, em verdade, que a homossexualidade é um processo mais do que natural. Portanto, é uma absoluta perda de tempo ficar teorizando coisas do tipo "eu respeito" ou "eu condeno". É como discordar ou concordar com a existência da chuva. Independente de nossa opinião sobre, ela vem e nos molha. Ela existe e não interessa o que pensamos sobre ela. É uma questão de entender isso. O amor é a maior das possibilidades humanas. E ele nos toca e nos une de forma espiritual. O sexo é uma função do corpo.
Uma coisa que temos que considerar é que a natureza é múltipla. Em nosso próprio planeta, ela nos brinda com uma biodiversidade que somos incapazes de enumerar. Há uma infinidade de minérios, plantas, flores, pássaros, animais etc. Mas é preciso expandir um pouco mais o nosso olhar.
É preciso lançar nossa mente para fora desse planeta. É Terra é um só, mas em nosso sistema solar existem outros planetas. E fora daqui, há um sem fim de outros nesse mesmo universo. Basta olhar para o céu e observar cada pontinho luminoso que vemos, à noite. São as estrelas que, nada mais são do que sóis, iguais ao nosso Sol. E se, em torno de nosso Sol, existem nove planetas. Imagine pelo resto desse universo quantos planetas mais existem e dos quais, jamais saberemos a existência?
E que tal que tal descobrir então que esse universo vasto aí "fora" é apenas um? Que existe uma coisa chamada multiverso? E que existe uma infinidade de outros universos coexistindo na mesma vibração, na mesma harmonia, com suas várias variantes. São infinitos universos, planetas, seres viventes, ecossistemas e tudo o mais. Ou seja: a multiplicidade é muito, mas muito maior, do que possa supor nossa vã filosofia, nosso pequeno universo, nossos ridículos e insignificantes problemas e nosso limitadíssimo intelecto.
Voltando à Terra: o que seria, então, a homossexualidade? Pois bem, se compreendemos que a natureza é perfeita e, nela, nada se perde tudo se transforma, fica mais fácil observar, por exemplo, que a homossexualidade não é exclusiva dos seres humanos. Ela está presente também entre os animais.
Acredito, portanto, que a homossexualidade é fruto de uma seleção do próprio planeta. É uma das sábias facetas da Mãe-Natureza quando percebe que há muitos indivíduos procriadores e, portanto, decide pelo surgimento de seres que, por sua opção, vão tornar-se atraídos por pessoas do mesmo sexo. E, portanto, não terão interesse em gerar filhos. Portanto, nada mais do que uma forma natural de controlar a natalidade.
Independente do que pensamos sobre o assunto ou não importando o tamanho dos preconceitos que carregamos, isso sempre aconteceu e vai seguir acontecendo. Aceitar isso, seria simplesmente abdicar de uma das tantas tolices que alimentamos. Desengarrafar no mínimo um dos tantos pré-conceitos que formulamos. A vida é múltipla e inteligente. Portanto, basta tentarmos ser assim também.