PENSAR, MELHOR CAMINHO PARA O SONHO.

Recebo email de uma jovem e talentosa colunista, a dizer que estava com saudade de meus textos e que, também, tinha voltado a escrever no DC.

Vamos e voltamos sempre aos lugares que gostamos. E não se briga sem voltar para quem se ama, é briga de amor.

Por isso não adianta dizer que não voltaremos, porque voltamos.

O ressentido desaparelhado, que se acha injustiçado, deve harmonizar seu pensamento com o ideal de justiça, só assim verá a verdade.

A verdade não está só na sua ausência e afirmação da mentira, mas na remissão e no reconhecimento do erro.

A justiça é o mais puro aliado ao mais belo.

É puro reconhecer o erro e belo voltar à verdade.

Ninguém anda na contramão da direção do que seja correto sem pagar o preço.

Talvez seja por isso que a juventude da excelente colunista tenha saudade de minhas posições e convicções que nada têm de notabilidade como literatura de poucas linhas, mas se engalanam, disso estou certo, por ser baliza de minha vida, a verdade, o que é fácil de ser percebido, da mesma forma que qualquer um do povo sabe o que é certo ou errado, não necessitando conhecer as intrincadas oficinas do direito.

Sem ser ou pretender ser vestal de nada, nem palavra final do que quer que seja, expostos que devemos estar sempre ao aprendizado que cresce no contraditório sadio e na vida empírica, na crítica enfim, é bom que se tenha em mira que pensar é o melhor caminho para o sonho.

E o sonho de quem busca o bem de todos, caminhar sobre e sob o fio condutor do que envolve o bem de todos, que se veste na verdade a toda prova e desnuda todas as sequelas do indesejado em condutas e sinalizações, é pensar no sonho idealizado.

PENSAR É A GRANDE MOLA PROPULSORA DA FANTÁSTICA MÁQUINA DA VERDADE!

E o pensamento valioso na história da humanidade foi aquele que pela verdade indicou o melhor, e se até hoje não prevaleceu, não foi por ausência de vontade dos homens verdadeiros, mas por lamentavelmente abrir espaços maiores à mentira em desfavor da virtude de ser verdadeiro, mostrar o homem o que verdadeiramente é.

Essa é a grande calamidade do ser humano e o motivo do mundo não poder ser melhor.

Cristo em seu julgamento perguntado sobre o que era a verdade, após dizer que era “a Verdade, o Caminho, a Vida”, silenciou.

Pôncio Pilatos desconhecia a grandeza de seu silêncio, logo que a verdade se encerra na caridade, nesse sentimento que se irmana à justiça, e não pode ser caridoso e muito menos justo, quem não é verdadeiro.

Portanto, sonhar é elevar o pensamento ao que seja justo e verdadeiro, pois só assim haverá redenção

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 07/01/2010
Código do texto: T2015879
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.