FLAMENGO CAMPEÃO
FLAMENGO CAMPEÃO BRASILEIRO
O Brasil praticamente parou na tarde do último domingo para assistir à final do Campeonato Brasileiro de Futebol. O Maracanã, palco maior do nosso futebol, estava com sua lotação esgotada. O vermelho e o preto se fundiam numa coreografia estonteante. A televisão mostrava, em “close” toda a euforia da torcida flamenguista. Vez em quando, nos presenteava com flagrantes fantásticos do comportamento do torcedor. Os rostos expressavam os mais variados sentimentos. Uns choravam, outros estampavam em seus rostos a sua ansiedade. Não havia um rosto sem uma expressão marcante. Imagino o trabalho do diretor de TV para escolher a melhor imagem. O cenário era deslumbrante. Era de encher os olhos. Gostaria de poder ouvir a batida daqueles milhares de corações rubro-negros. A energia despendida pela multidão deixava o ar tão denso, pesado, quase palpável. Em campo estavam o Clube de Regatas Flamengo e Grêmio de Futebol porto-alegrense. Sem dúvida, duas das maiores equipes do futebol brasileiro e mundial. De um lado, o Flamengo dependia exclusivamente de suas forças e da habilidade de seus jogadores. Por outro lado, o grêmio já não aspirava coisa alguma no campeonato, a não ser torcer para que seu maior rival, o Internacional de Porto Alegre, não conseguisse sagrar-se campeão. Essa torcida, a meu ver, se tornou patente ao apresentar-se para o jogo sem contar com alguns de seus melhores jogadores. Sem dúvida, a diretoria do Grêmio deu uma boa contribuição para o título do Flamengo. Só que, como em tudo na vida, o homem propõe e Deus dispõe, eles se esqueceram de combinar com os jogadores. Os que foram ao Rio de Janeiro venderam por alto preço a sua derrota. Por causa do brio de seus jogadores, o Grêmio, em determinado momento do jogo, deu o título ao Internacional. Mas, era dia de Flamengo. A nação rubro-negra incentivou seu time o tempo todo. Resultado: Flamengo Campeão. Título mais que merecido. E, por ironia do destino, coube a um nordestino, em particular, a um cearense, a glória de fazer o gol do título. Ronaldo Angelim, um jogador que esteve na iminência de largar o futebol, por causa de uma grave contusão, foi o herói rubro-negro. Suas lágrimas doridas emocionaram o Brasil. Como não se sensibilizar diante de tamanha superação? Parabéns Flamengo. Parabéns, Ronaldo Angelim, pelo exemplo. Os flamenguistas cearenses se orgulham de você.