A PAZ NO MUNDO E A PAZ INTERIOR
Nunca se falou tanto em paz como agora. Exatamente quando a violência parece ter atingido seus índices mais altos. Até parece aquela máxima "Quanto mais rezo, mais assombração aparece". E as "assombrações" entram em nossas casas pelos noticiários, quando não pela própria violência doméstica. Não sei o que é pior. A violência 'in loco" deixa marcas para o resto da vida nas famílias acometidas por assaltos, brigas que terminam em tragédias, estupros. A violência que vem de longe, que entra com as notícias, nos faz pensar que o mundo não tem mais jeito, ou, como dizem alguns, que é o "fim do mundo" chegando. De uma forma ou de outra, a violência está aí e a gente se pergunta: será que isto não vai ter fim? O que será da humanidade se continuar seguindo por esse caminho de sangue? O que fazer para por ordem no caos, que se transformou a marca registrada deste Planeta?
A paz no mundo é um sonho coletivo: sem guerras, sem preconceitos, sem disputas políticas e religiosas. Só que tem um pequeno (ou grande?) detalhe: a paz é construída por pessoas, grupos e povos. Para se expressar visualmente, ela deve nascer, antes, no coração do homem. Quem vive em paz não agride o mundo, a natureza, o irmão em Deus. Quem deseja paz no mundo, deve começar por fazer a sua parte, independentemente das atitudes alheias. Apagar do seu íntimo a idéia de esperar que os outros comecem. Faz a sua parte e pronto. Pode ser uma pequena gota no mar, mas é a união de todas as gotas que faz a imensidão dos oceanos.
Existe outro tipo de paz, que não depende de coisas externas. Se o mundo está um caos, longe da tão sonhada paz, isso perturba os corações sensíveis. Mas não os desanima, não tira deles a força íntima que nasce na alma e que nos protege das agressões externas. É a paz interior, que nos assegura esperança, equilíbrio e incentivo para não desistir.
A paz interior é um estado de espírito. Quem vive em paz não se deixa abalar. Todos nós procuramos a paz interior. Procuramos nos relacionamentos, no sucesso profissional, na felicidade dos filhos, no dinheiro. Só que a paz não se deve a circunstâncias externas. Se não temos paz interior, não é porque o mundo está errado. Assim seria jogar a culpa de nossas insatisfações sobre os ombros dos outros ou a fatos alheios a nossa vontade. Se a paz interna dependesse de fatores externos, os ricos, os bem nascidos, os bem sucedidos seriam felizes sempre. E não é isso que vemos por aí.
A paz interior surge quando você equilibra corpo, mente e espírito. A paz que temos hoje é resultado de ações do passado, dos bons sentimentos e trabalhos que fizemos (até mesmo em vidas pregressas). Se hoje enfrentamos dificuldades, é porque nossas ações impuras do passado retornam agora, na falta de paz interna. É a lei do retorno, difundida (e eu acredito) pela teoria reencarnacionista. Mas, não é impossível mudar isso. A mente possui uma capacidade de mudança, latente em nós. Se uma pessoa deseja a paz, deve procurar em si a chave que abre os bons sentimentos do coração, da alma, das aspirações puras. E a partir daí, trazer para a realidade, em forma de ações benéficas, esses tesouros. Essa é a sementinha que vai germinar e conduzir à paz interior.
"Seja diferente, você tem a paz interior. A paz que existe
dentro de cada um de nós. Busque-a dentro de você! Você
já viu alguém encontrar a paz fora de si mesmo?"
(Desconheço o autor)
*2010*
*LUZ e PAZ*