ESSÊNCIA.

“Que as ondas possam ser transponíveis neste ano que se inicia”, email recebido quando chove copiosamente em minha cidade.

Somos dois terços de líquido. Nosso corpo é líquido em maior dimensão.

Qual seria nossa essência? Tales de Mileto que viveu em 625/ 546 a.C. defendia a existência de uma substância fundamental que dá origem ao movimento e à transformação da vida. Para ele, o princípio de tudo é a água. "O morto resseca, enquanto os germes são úmidos, e os alimentos cheios de seiva", afirmava.

Essa formulação encontrou o saber explicando o universo ainda mitologicamente.Suas idéias filosóficas são conhecidas graças à metafísica de Aristóteles.

Ondas transponíveis, chuva, água, essência. Nos resta um terço de massa, a cabeça é a parte mais pesada do corpo.

Quanto de “essência” teriam os neurônios? Como pesar a essência, invisível, o outro lado da linha?

A linha divisória entre o digno e o indigno está no Ser Supremo invisível. Como achá-lo em essência plenamente?

Sabemos que “Ele é”, não “Como É”, não tem forma, mas forma a essência absoluta, sem finitude, onde não há água, massa, linhas divisórias, só a paz e a conciliação, o encontro da gratidão com o coração.

Amor é ação heróica, trabalho, luta pelo melhor, bonança, ESSÊNCIA.

Sobre a Cruz descansa a essência do mundo. Não é em vão que permanece como ressurreição, essência, novo que descerra sempre e novamente o nascimento, o novo essencial para alimentar a esperança.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 31/12/2009
Reeditado em 31/12/2009
Código do texto: T2004856
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.