O PAÍS DO JEITINHO

O Detran enviou-me uma correspondência informando que em trinta dias expiraria a validade da minha Habilitação.

Na manhã seguinte já na Ciretran descobri que a lei obriga o habilitado antes de novembro de 1999 a ter o curso de Primeiros Socorros e Direção Defensiva pra poder renovar a carteira.

Pensei: "Que coisa boa! O Brasil está mudando pra melhor!"

A atendente, muito simpática, informou que o procedimento tem duas opções.

A primeira é fazer o curso num Centro de Formação de Condutores para obter o documento que comprova sua realização.

___Quanto tempo demora? - Perguntei -

A resposta acabou com a minha empolgação sobre um Brasil mudando pra melhor.

___Não demora nada, o senhor só tem que assistir uma palestra, pagar uma taxa e pronto! - Disse ela -

___E a segunda opção?

___Fazer uma prova aqui na Ciretran com trinta questões e acertar pelo menos vinte e uma.

___Prefiro a segunda! - Respondi -

___Então compareça segunda-feira de manhã!

De volta ao meu escritório, entrei no site do Detran, baixei as apostilas sobre direção defensiva e primeiros socorros e fiz uma leitura completa.

Foi ótimo!

Aprendi uma porção de coisas e concluí, com tristeza, que é uma pena que haja o subterfúgio da “palestra” que substitui a prova.

Lembrei-me da lei de Gérson e senti vergonha de viver no país do “jeitinho” que quase sempre burla suas leis.

No dia marcado, fizemos a prova em menos de vinte pessoas.

O resultado sairia em duas horas e os aprovados fariam o exame de vista em seguida.

Resolvi aproveitar o tempo visitando um amigo.

Quando voltei fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que aguardavam pra fazer o exame de vista.

Na hora da prova, menos de vinte!

Depois, uns cem!

Esgueirei-me entre os presentes, entreguei meu protocolo e aguardei o resultado.

De repente a atendente arregalou os olhos e disse:

___Não acredito! O senhor acertou todas!

Tornei-me o centro das atenções!

Contudo, à exceção de poucos, a maioria tinha um olhar de desdém, me achando um sujeito metido a besta por não ter entrado no “esquema da palestra”.

Saí dali feliz por ter feito o que qualquer cidadão deveria fazer. Entretanto, aos poucos uma inquietude tomou conta de mim e um pensamento triste insiste até hoje:

___Esse é o país que nossos Filhos e Netos herdarão?