A POBREZA

Sendo a pobreza evangélica um dos aspectos principais da linha da vida traçada por Jesus Cristo, lembrei-me de a comparar a uma casa espiritual que devemos edificar, no ambiente da nossa fraternidade.

E logo me ocorreu o que disse Jesus: "Quem escuta as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edifica a sua casa sobre a rocha... Quem ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante ao homem néscio que edifica a sua casa sobre a areia".

Se compararmos esta casa com o nosso projecto de vida em Cristo, também podemos afirmar: aquele que ouve o convite do Senhor "vem e segue-Me" e, na verdade, deixa tudo e todos para seguir os passos de Jesus, esse edifica a casa do seu voto de pobreza, sobre a rocha!

Aquele, porém, que ouve o convite do Senhor: "vem", e vai, mas sem partir da sua terra, ou seja, sem abandonar tudo quanto o envolve - família, parentela, amizades, posição social, a casa paterna e toda aquela teia das suas relações de cidadão deste mundo, etc., esse edifica a sua casa sobre a areia!

Assim, também, o que ouve o convite do Senhor: "vem e segue-me" mas não se resolve decididamente a renunciar a si mesmo: aos seus critérios, aos seus pontos de vista, à sua mentalidade, à sua mundivisão, às suas inclinações naturais, ao seu amor próprio e à idolatria do seu eu, esse edifica a sua casa também sobre a areia.

Aquele, contudo, que constroi sobre o seguimento da pessoa adorável de Jesus que ele conhece, ama, e a quem se entrega apaixonadamente de alma e coração, esse resiste a todas as intempéries. Esse terá a sua casa sólida.

Cai a chuva da sociedade de consumo que inunda todos os escaparates da nossa praça. Engrossam os rios dos bens supérfluos que nos alagam com a sua abundância. Sopram os ventos de todas as vaidades e de todas as modas, e de tudo quanto reluz e encanta os sentidos.

Mas a casa arquitetada por Deus não cai porque está fundada sobre a rocha.

Comparando a pobreza a esta casa, podemos dizer que a pedra angular que dá coesão aos alicerces e firmeza a todo o edifício é a pessoa adorável de Jesus! É Ele quem toma possível e dá fundamento à pobreza evangélica! Quem usufruir da sua amizade pessoal encontrou o tesouro escondido cujo valor supera infinitamente todos os outros valores.

A decoração e o recheio da mobília que só se vêm penetrando no interior da casa, significam a pobreza espiritual com todo o recheio das bem-aventuranças. É toda a riqueza dos dons do Espírito Santo. A felicidade e a alegria que estes dons nos transmitem fazem com que nos sejam supérfluas e incómodas todas as riquezas materiais. O Espírito de Jesus que nos inunda e se nos oferece enche-nos de vida, e vida em abundância!

(DP)