CENSURA: UM ATO DE VIOLÊNCIA







O que será da vida sem liberdade de pensamento e expressão?


Ser livre e defender a liberdade não significa cumplicidade com o intolerável. Por exemplo: não há como defender qualquer manifestação de prática perversa. O limite será sempre ético para entendermos a diferença entre liberdade e caos.


Escrever é um exercício de liberdade.


Cercear este direito é um ato de censura. Uma violência que pode emergir sob o disfarce hipócrita que distorce o sentido para anular o valor. 


Escrevo porque este é um dos sentidos da minha vida. Não é o único, mas escrever recupera meu fôlego. Por isso, ainda que possa estar sujeita a interpretações absolutamente distantes do que desejei dizer, é na palavra que encontro abrigo.


Um abrigo para a liberdade do pensamento. Se alguém (e pode haver tantas pessoas que divergem) pensa diferente é um direito legítimo! E a recíproca deveria ser verdadeira! Isto é, a minha liberdade deve ser tão legítima quanto a do outro!


Quando observo qualquer manifestação de cerceamento da liberdade de expressão, dentro do ponto de vista ético, no meu dicionário, significa um ataque à cidadania!




P.S.: Este texto não se refere ao direito legítimo de criticar o que se lê. Aliás, isto é o mínimo que se espera de quem pensa em liberdade. Esta crônica fala unica e exclusivamente de censura e constrangimento.









Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 29/12/2009
Reeditado em 29/12/2009
Código do texto: T2001068
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.