MUDANÇAS

MUDANÇAS...

Kira, Penha Gonçales

Tudo muda.

Cresci ouvindo isto...

- “Não se preocupe, menina, tudo muda!”

Quando eu estava triste com alguma situação, sabia que ia mudar.

Mas... as mudanças hoje estão muito radicais...

Imagine só, perguntei à minha sobrinha se ela estava namorando e ela respondeu:

-“Tia eu não estou namorando, mas tenho um “namorante”...

Bom, para quem não sabe, “namorante” é uma mistura de namorado com “ficante”. Você pode namorar, sem ter o compromisso do namoro, e ficar com quem mais você desejar... que beleza, não é mesmo?!

Tudo muda!

Quando eu tinha a idade dela, o meu atual marido teve que pedir permissão ao meu pai para namorarmos... (que mico!).

E pasmem! Eu tinha que namorar com meu irmãozinho de “vela”...

Interessante é que provavelmente eu já esteja numa idade “jurássica”, porque quando minha filha começou a namorar há quase dois anos, ela estava “ficando” com o atual namorado. Num belo dia eu cheguei para eles e disse:

- Que legal os relacionamentos hoje em dia! Quem me derá fosse assim antes...

Então o namorado de minha filha disse:

- Por quê?

Então comecei um discurso de mãe...

Bom... vocês estão “ficando” e cada um pode sair com quem bem entender!

Você pode “pegar” outra menina e a minha filha pode “pegar” outro menino...(para quem não sabe, “pegar” é abraçar, beijar, etc.). Assim ninguém tem o direito de falar nada e cada um faz o que quer...

Meu querido “genro” ficou pensativo e disse:

- é mesmo, mas eu não quero que a minha namorada pegue outro “cara”.

Eu é claro, como uma boa sogra, arrematei:

- mas você pode ficar com outra “mina”, não é? Ele olhou, pensou... depois ficou sério.

Na semana seguinte, eles sairam para ir ao Shopping passear e quando retornaram, chamaram-nos (eu e o pai), para pedir permissão para o namoro e exibiram uma linda alicança de prata com seus nomes e datas gravados... rsrsrsrsrs!

O que não faz a Psicologia...

Tudo muda mesmo...

Até os Príncipios... quando não são firmes como rocha.

Precisamos ter cuidado com certas mudanças.

Não estou afirmando que se não fizer tudo “certinho” vai-se para o inferno... nem precisa de ir para lugar nenhum, pois “inferno” está se tornando nosso mundo de hoje, com tantas mudanças...

São relacionamentos sem comprometimentos, produções independentes... casamentos terminam por coisas corriqueiras que poderiam ser contornadas.

Namoros, em que os parceiros nunca se tocaram... apenas virtualmente! Sexo feito olhando numa tela fria, sem o calor do abraço, sem o olhar no olhar, sem o gosto do beijo.

Sexo teclado e visual... apenas.

Eu ainda prefiro o sexo à moda antiga, (já estou com o prazo de validade passada, deve ser isto...) quero o toque dos lábios, o passeio de mãos, o sentir bater o coração do outro, a troca de fluídos...

É que “tudo muda”!

Devemos ter cautela, para não nos tornarmos frios... sem tempo para um bate papo debaixo da luz do luar, sem “o jogar conversa fora” na mesa de um bar tomando uma cerveja ou mesmo uma coca-cola na calçada, rindo de tudo...

Pois, como a mudança é rápida, não temos tempo para sermos solidários e ouvirmos alguém desabafar algo ou contar com alegria um fato ocorrido... Não temos tempo mais para isto. Muitos preferem ficar em frente ao computador e “teclar”...

Não estou dizendo com isto que o mundo virtual seja ruim, não é! Tenho muitos amigos virtuais e amigos com quem converso virtualmente, devido a distância, o tempo... mas não deixo de encontrá-los para um abraço; pois muitas vezes precisamos do abraço, do calor e aconchego do encaixe de um outro corpo...

Pois é, tudo muda!

Mas a necessidade de carinho nunca mudará!