Pra que serve o ano-novo

Sabe para que serve o ano-novo? Além das comemorações, bebeções e presentes, a virada do ano existe para que forçosamente deixemos para trás algumas coisas velhas, emboloradas. Porque temos dificuldade de nos desapegar do passado.

Por isso também nossa vida é organizada em ciclos repetitivos: anos, meses, dias, semanas, horas. Se hoje estamos tristes, amanhã será um novo dia. Se estamos cansados, queremos o final da semana. Se neste mês o trabalho não rendeu, no próximo tem que ser melhor.

Reiniciar um ciclo é gerar esperança. Drummond foi realista ao dizer que as coisas não mudarão simplesmente por Decreto da Esperança. Se o ano não acabasse, muitos sofrimentos não acabariam também. Insistiríamos teimosamente em velhos erros. Ou desistiríamos precocemente. O fim do ano é uma boa justificativa para a consciência ficar tranquila em deixar para lá algumas coisas. Para eliminarmos certos apegos desnecessários, o ano precisa acabar...

Rubem Alves escreveu: “Somos como um navio em que os detritos do mar vão se grudando, em meio a muito navegar. De tempos em tempos é preciso que o casco seja raspado, para voltar de novo a deslizar suave pelas águas. É isso que desejo para você e para mim, no início de cada ano: esquecimento. Tomar um banho. Deixar a água correr pelo corpo... Sentir os detritos do passado se despregando e entrando pelo ralo. Recuperar o corpo sem memória da criança para ver o mundo como se fosse a primeira vez...”

Sozinhos, não somos capazes de deixar coisas velhas para trás – lixo emocional, quinquilharia sentimental. Precisamos de algo externo: uma folhinha na parede, a última página de uma agenda. Algo que nos diga “pelo que você conseguiu, parabéns! Pelo que não deu, tudo bem, no ano que vem será diferente.”

Feliz ano-novo!!!

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 27/12/2009
Reeditado em 27/12/2009
Código do texto: T1997784
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.