O que é a humanidade?
Hoje um sonho acordou em mim, despertei numa praia calma e deserta e assim,consegui refletir sobre a minha vida e pensei em todas as coisas que fiz e em todas as coisas que não fiz.
Pensei que deveríamos já nascer com maturidade,assim, não faríamos tantas coisas erradas e agiríamos mais com a razão do que com o coração,pois, quando crianças agimos mais com o coração do que com a razão.
E a criança, por ser verdadeira, diz tudo o que pensa, sem medir as conseqüências, e por ser ingênua,desconhece a maldade e a falsidade entre os homens.
E o adulto não, age com insensatez, pisa nas pessoas, prejudicando-as, ferindo-as, não têm amor ao próximo, só é amigo das pessoas quando lhe convêm.
Não respeitam os animais e a natureza, não percebem que agindo assim, estão destruindo o mundo e a si mesmo.
E essa maturidade que adquiri me fez refletir sobre o homem. O que é o homem? O que é o Ser humano? Será que o homem pode ser chamado de Ser humano? Será que o homem pode ser chamado de Racional?
Com suas atitudes instintivas, esse instinto selvagem e destrutivo, que corroe a humanidade, destruindo os seus semelhantes e a si próprio?
Enfim, quem poderá me responder? Se a própria essência do problema é...
o próprio homem?
Texto publicado em 2003 no site educarede, mais tarde foi publicado com o título Hoje um sonho acordou em mim, no livro Grandes Escritores do Interior de São Paulo, em 2008.