A novela Paginas da Vida 

     A novela Paginas da Vida, nem bem começou desperta criticas, já mobiliza algumas entidades para repudiarem a forma que ela vem abordando a estrutura das famílias e as explicita cenas sexuais para o horário. 

     Se olharmos a novela sem paixão, veremos que a forma como aborda o modelo de famílias, as traições em partes não está contando mentiras, o autor está enfocando a família como ele concebe e que não é pensamento exclusivamente dele. 

     Por outro lado também precisamos entender que a novela tem seu poder de levar as pessoas a refletirem, e muitas vezes induzindo há determinados conceitos nocivos à estrutura da família. 

     É comum muitos autores espelharem em determinadas realidades e explorarem com o objetivo de conscientizar a sociedade para as questões sociais, aos preconceitos. Enfim, usar das novelas como forma pedagógica de educação, mesmo conscientes que as novelas nada mais são que entretenimento e ficção. 

     O problema é que, segundo alguns comentários e informação que se tem, o autor é uma pessoa solteira, sem filhos e assim descompromissado com determinados valores que são essenciais para a estrutura da família. Sendo assim, não tem certa responsabilidade pessoal para abordar determinados assuntos - embora, possam entender neste parágrafo algum preconceito, acredito que esta condição pode contribuir para a liberdade de expressão e imaginação do autor. 

     Olhando por este lado a novela deve ser assistida de maneira critica e acompanhada com restrição tanto pelos telespectadores como por entidades que promovem a família – instituição que vive uma crise violenta. 

     Nesta critica quero deixar claro que não se trata de esconder a verdade, porem a seriedade que se deve ter quando determinados programas de entretenimento tem o poder de formar opinião. 

     Que o problema da traição existe nas famílias não é de se surpreender. Parece também que o autor vai entrar na questão do aborto, colocando esta questão contraria o pensamento de muitas entidades que defendem a vida. 

     Outro fato também que deve ser questionado e devemos levar em conta é que Paginas da Vida é veiculada num horário nobre onde todas as famílias estão reunidas e assistem juntos. Certamente, vai causar muitos transtornos para os pais. Não tenho duvida que se outra emissora aproveitar disto desbancará a audiência da Globo neste horário, basta que também exiba um entretenimento ( novela ) mais suave onde as famílias possa assistir juntos. 

     A impressão passada é que o autor deseja polemizar, isto é uma faca de duas pontas, tanto pode dar certo se forem direcionados tais temas para o lado positivo e assim aceito pela sociedade, ou pode sair pela culatra como aconteceu com tantas novelas, iniciando com grande audiência, no decorrer do tempo seus autores não conseguiam audiência e nem terminá-la 

     Fundamental seja determinados escritores, autores ter em mente  que a sociedade por mais que seja induzida ainda tem apoio para adquirir o senso critico. Há vários formadores de opiniões como as entidades que também conseguem contrabalancear para que muitos não sejam manipulados.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 22/07/2006
Reeditado em 22/07/2006
Código do texto: T199673