Catulo o poeta lírico

Catulo o poeta lírico

Catulo, poeta romano nascido em Verona no ano de 84 a.C., foi considerado o maior escritor de poemas líricos latinos; o poema lírico é curto, expressão de sentimento intenso e profunda reflexão. As Elegias e odes eram as formas populares do lírico na época clássica; Catulo (Gaius Valerius Catullos) iniciou a tradição da Elegia Amorosa; foi para Roma por volta de 62 a.C., onde se tornou líder de um grupo de jovens poetas, que se inspiravam nos versos gregos dos poetas de Alexandria; esses poetas, em plena época da República, não se importavam com a política e cultivavam o valor da amizade e do amor.

Dentre seus vários trabalhos, são famosos os Poemas de Lésbia, que expressam profunda e intensa paixão e devoção por uma mulher misteriosa, identificada somente pelo nome Lésbia, em homenagem à poetisa grega Sapho ( século VI a.C.) que vivera na ilha de Lesbos.

Os estudiosos conjeturaram ser Lésbia, na realidade Clodia, mulher bela e inescrupulosa, que havia sido infiel ao jovem poeta. Apesar do foco desses poemas ter sido Lésbia, muitos expressam autopiedade, dúvidas e autocríticas; quaisquer que sejam os fatos do affair, os críticos concordam que os citados poemas expressam a paixão na literatura Romana; escreveu também poemas epigramáticos atacando rivais e inimigos. Emocionalmente afetado pela ruptura com Clodia, aproximadamente em 57 a.C., Catulo partiu em longa viagem às províncias romanas da Ásia Menor. O seu popular ode com a frase "frater ave atque vale - irmão, alô e até breve foi inspirado por uma visita à sepultura de seu irmão na cidade de Tróia. Quando retornou, escreveu o seu mais longo poema, no casamento de Peleus e Tetis; perto da morte, escreveu ataques pessoais a Julio César e a seus associados políticos; julga-se ter morrido cedo, talvez aos trinta anos, em 54 a.C.

Sua poesia influenciou a poesia amorosa de latinos que se seguiram, como Ovídio e Horácio, e às odes de poetas ingleses do renascimento, como Edmundo Spencer; sua poesia foi amplamente redescoberta e lida no renascimento. Vivamos e amemos é uma linda poesia de amor, onde o poeta toma consciência da brevidade da vida e convida sua amada a amarem-se enquanto é tempo.

O Brasil também teve o seu Catulo; Catulo do Paixão Cearense, poeta que ficou muito conhecido pelas suas poesias com características regionais.

Ficou famosa sua poesia musicada - Luar do Sertão, que teve inúmeras gravações de grande sucesso, incluindo uma do Chico Viola - o rei da voz, que inundava o microfone de saliva, esgüelando-se nas notas agudas da canção. Um dos grandes prazeres da vida é poder estudar os clássicos que precederam à era cristã e os que vieram depois, numa permanente descoberta de talento e beleza poética.