O LUGAR ONDE PRETENDO MORAR.

 

          Sei que vai chegar a hora em que vou ter que diminuir minhas atividades, minha correria, tornar meu dia a dia mais tranquilo, mais sereno.

         Não sei dizer se está próximo ou longe mas sei que esse dia vai chegar e aí, o que vou fazer, ou melhor, como vou morar, onde vou continuar morando ?

         Pelo que me conheço, da forma como sou exigente para certas coisas, teria que ser num lugar tranquilo, numa cidade pequena , bem no interior.

         Durante uma grande parte da minha vida morei e ainda moro em cidades grandes, cercadas de prédios, concreto e asfalto por todos os lados e se querem saber, já estou cheio da fumaça e do barulho de carros, motos e ônibus.

        Já estou saturado de dirigir pelas ruas dessa cidade, enfrentar trânsito engarrafado, presenciar cenas absurdas de motoristas inescrupulosos e pressinto que está chegando a hora de dar um jeito nisso .

        Já estou cansado de olhar para o céu e não ver todas as estrelas que gostaria de ver e cuja luminosidade é encoberta pela poluição das cidades. O que eu quero mesmo é me mandar para o campo, bem na roça.

         Como  disse teria que ser numa cidade pequena, bem do interior,  preferencialmente nessas em que todos se conhecessem , se cumprimentassem e que o prefeito fosse o dono de algum açougue ou padaria.

        Certamente em pouco tempo eu estaria completamente ambientado e muito a vontade, ganharia alguns afilhados e não teria nenhuma dificuldade em fazer amizades com pessoas simples que me convidariam para o almoço de domingo, onde seriam servidos ou galinha ensopada ou leitão assado.

        Entretanto, eu   preferia que minha casa não fosse próxima ao centro da cidade. Eu gostaria de morar nos arredores, bem no campo. Poderia até ser numa espécie de sitio que nem precisaria ser muito grande.

        O que eu faria questão absoluta é que tivesse muitas plantas e muitas flores, entre as quais as rosas vermelhas e os jasmins. Quem poderia imaginar uma vida plena de felicidade num sitio pequeno e aconchegante que não tivessem  rosas  vermelhas e jasmins ?

         A casa não precisaria ser muito grande, bastaria ter cômodos simples, arejados e espaçosos mas que tivesse uma bela varanda onde eu pudesse todas as tardes ficar sentado numa cadeira de balanço apreciando o por do sol e logo em seguida, o magnífico espetáculo da chegada da lua com suas inseparáveis companheiras, as estrelas de brilho de diamantes.

         No  campo é muito melhor de se apreciar o céu estrelado, isso porque lá não tem poluição de luzes e de fumaça. No meu pequeno sítio eu queria ter um lugar para plantar verduras e várias árvores.

        Apesar de ter nascido numa cidade grande, me identifico muito com a roça, com as coisas da terra e considero uma benção dos céus poder colher um pé de alface  diretamente da minha horta e que vai me proporcionar uma linda salada. Ah, não esquecendo que também não vou deixar de cultivar um lindo tomateiro.

          Vou adotar um cachorro daqueles bem grandes que até  poderia ser um pastor alemão. Eu o chamaria de Lobo e ao amanhecer percorreríamos o nosso quintal lado a lado , cuidando das galinhas e quem sabe de uma pequena vaquinha leiteira.

          O amanhecer na roça é lindo e nada se compara àquele cheiro de grama molhada que só na roça a gente sente.

         Bem no meio do meu quintal eu gostaria de ter duas mangueiras , dessas bem frondosas que possam proporcionar uma bela sombra. Eu amarraria uma confortável rede nos dois troncos e depois do almoço teria sempre a oportunidade de tirar um belo cochilo.

          Seria muito bom também se nos fundos do meu sítio passasse um pequeno rio, daqueles mansos e não muito fundos . Assim, nas minhas horas de folga, que seriam muitas, eu passaria as tardes pescando. Se pegasse algum peixe ótimo, se não pegasse tudo bem, só o prazer de sentir aquela água gelada tocando meus pés seria maravilhoso.

          Adoraria dormir escutando a afinada orquestração e duetos dos sapos com os grilos. Meu sono seria muito mais reparador e muito mais tranquilo. Num lugar desses, num paraíso desses eu nem sei se gostaria de ter uma televisão.

          Talvez um radio não seria mal e , que meu PC não me escute, não tenho certeza se me preocuparia com as internetes e as nets da vida. Talvez até nem pensasse mais em escrever , só me dedicaria a leitura .

          Aos domingos iria passear na praça da cidade. Para isso, claro , eu já teria comprado uma caminhonete velha e empoeirada que me levaria a todos os lugares. Tudo sem nenhum luxo e nenhuma ostentação.

         Evidentemente que no lugar que eu pretendo morar vão ter pés de algumas frutas como goiabas , laranjas, bananas e quem sabe maracujás.

          Seria uma vida e tanto, ora se seria ! Só não tenho certeza quando será possível providenciar a mudança.

         Mas que esse dia  vai chegar, vai, não tenho nenhuma dúvida.....

                               *********




(.....imagens google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 23/12/2009
Reeditado em 23/02/2013
Código do texto: T1992784
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.