OBAMA DISSE A QUE VEIO...ATÉ QUE ENFIM


                Terminou a farra em Copenhagen, onde "ecochatos", presidentes, ministros e toda a classe de políticos e enxeridos deram seus palpites. Fico com Bjorn Lomborg, um dos ecochatos mais lúcidos dessa reunião. Esse cidadão dinamarquês, nunca teve carro, e desloca-se pela capital da Dinamarca somente em bicicleta e transporte público. Gostaria de ver esse economista verde fazer o mesmo aqui em São Paulo, Miami ou Ouro Preto. Sem chance.

         Bjorn foi muito mal visto pela comunidade presente em Copenhagen pois ele afirma que estamos perdendo tempo em discutir como vamos cortar as emissões de CO2, ainda mais depois do escândalo do IPCC, orgão mundial ligado a ONU que coordena os estudos sobre o aquecimento global, o qual estava manipulando os dados obtidos para mostrar um aquecimento acima do esperado. Segundo dados do IPCC, os oceanos subiriam de 18 a 59 cm nos próximos 50 anos. 18 a 59 cm nem molharia a calçada de Copacabana.

          Feliz ou infelizmente, somos animais que sempre se identificam com seus semelhantes, algo tribal. Os colonizadores europeus entenderam isso muito tempo depois de juntar um monte de tribos inimigas, numa coisa chamada país e ainda ser governado por um cidadão que ninguém sabe de onde veio. Vieram as guerras civis, e os homens brancos deixaram eles resolverem a questão. Resultado: genocídeos em quase toda a África negra. Somos defensores de nossos interesses e pronto. Quem não aceita isso? Os que ficam do lado de fora do clubinho. Todos nós já fizemos isso várias vezes na vida, e vamos continuar por muito tempo.

          Porque não houve um acordo global nas duas semanas de discussão em Copenhagen? Muito simples: todos ali eram humanos e com interesses voltados para o próprio umbigo. Quem em sã consciência vai pedir ao governo chinês para diminuir o que quer que seja de um país que tem mais 1,4 bilhão de pessoas? Eles precisam conseguir empregos, alimentos e energia para toda essa população, fora isso é discussão acadêmica ou de botequim. Já se sabe que o homem contribui somente com 3% de todo o CO2 produzido pelo planeta, portanto não é aí que está o problema. Precisamos desenvolver tecnologias de substituição gradativa dos combustíveis atuais, porque de qualquer forma o petróleo um dia vai acabar, pode tardar, 20, 30, até 200 anos, mas um dia ele  ficará tão caro para ser explorado que inviabilizará sua extração.

          Outra coisa engraçada é como os paises pobres ( inclusive o Brasil) insistem em querer faturar em cima desse tema. Todos os paises pobres e em desenvolvimento pediram dinheiro para diminuir a emissão de CO2, porém nenhum aceitou ser fiscalizado para isso!!! Obviamente que os paises ricos nem deram bola para esse tipo de argumentação e vão continuar a queimar petróleo da forma que desejarem.

          Finalmente Obama deu a cara para bater e bateu o pé: "não vamos interferir na economia americana (ele não é bobo) cortando o que quer que seja, assim sendo contribuiremos com dinheiro para pesquisas, mas não vamos reduzir o aquecimento da economia americana, para diminuir o aquecimento global". Achei ótimo, pois assim o resto do mundo e os paises que não se alinharam com os EUA, sabem que não adianta contar com os yankees para nada, a não ser para aumentar ainda mais a temperatura das discussões em torno desse tema. Como dizem os sábios: manda quem pode, obedece quem tem juízo. Na natureza, e somos parte dela, quem tem mais poder se sobrepõe sobre os que tem menos. Sempre foi assim, e sempre será, queiramos ou não aceitar a dura realidade.

         Vale lembrar que atrás daquele homem negro, sorridente, simpático, de fala fácil, existe um americano, nascido no Hawaii, comedor de hot dog e torcedor de algum time de basquete, ou seja, ele é AMERICANO PURO!!!!! Jamais esqueçamos desse pequeno detalhe. 

         O texto que antecede este, nos detalhes sobre uma nova era glacial estão em:

 
(http://www.jmdelgado.com/visualizar.php?idt=1979362).


PS: viram o frio que está fazendo na Europa e EUA???? Estranho né????