À Procura da Felicidade - O filme

Quem ainda não assistiu ao filme À Procura da Felicidade, eu recomendo que o assista.

O filme é baseado em uma história real emocionante. É um verdadeiro exemplo de superação.

Narra a história de um pai e um filho de cinco anos que ficam sozinhos depois que a esposa e mãe os abandonam.

No início é abordada toda a problemática de uma relação tensa entre o casal. O homem apostou suas economias em um negócio inovador na área hospitalar, sendo ele o único que possuía na cidade a franquia para a venda do equipamento denominado Medidor de Densidade Óssea. Infelizmente o negócio não prosperou como ele imaginava, pois não estava conseguindo vender o tal equipamento. Isso incorreu na sua esposa tendo que sustentar a casa, trabalhando muito e até fazendo hora extra, porém não conseguindo arcar com todas as despesas da casa. Gerou-se o conflito e as brigas entre eles que culminou com a separação.

Chris (o nome dele) não quis ficar longe do filho. Possuía o trauma de ter sido criado sem o pai e não desejava a mesma sorte para seu filho. A ex-esposa terminou deixando que Chris cuidasse do menino e foi morar em outra cidade distante.

A partir daí desenvolve a saga de Chris, já anteriormente iniciada antes da esposa ir embora. Antes da mulher abandoná-lo, ele vislumbrou a possibilidade de tornar-se um corretor de uma das maiores corretoras do país. Esse emprego seria a sua conquista da felicidade. Para conseguir esse trabalho, ele teria que fazer um estágio. Entretanto, havia três problemas: Conseguir a vaga para o estágio (era concorridíssima!), ser o selecionado (sessenta concorrentes para uma vaga!) e o estágio não era remunerado (se você não tivesse papai e mamãe para o bancar, teria que se virar de algum jeito!).

O interessante disso tudo é que vencendo todas as expectativas Chris conseguiu a vaga para o estágio após ações mirabolantes. Quase desistiu da vaga ao saber que não receberia nenhuma remuneração. Estava sozinho com um filho de cinco anos para criar. Entretanto resolveu não desistir da vaga que conquistara com enorme esforço.

Para sobreviver juntamente com seu filho fazendo esse estágio, Chris passa por incansáveis dificuldades. É despejado duas vezes do local onde morava por não ter dinheiro para pagar o aluguel. Fica na rua e tem que sair correndo do estágio carregando o terno e a mala para conseguir a vaga de um quarto para dormir cedido por uma igreja.

O incrível desse filme é que você pode visualizar a determinação do personagem em perseguir seu sonho, ou seja, a sua felicidade. Mesmo tendo que dormir um dia dentro de um banheiro com seu filhinho, na estação do metrô, ele não entregou os pontos.

Meu filho que assistia ao filme fez a observação ao ver a cena:

- Mãe, isso é que é o fundo do poço!

Concordei com ele. Graças a Deus o fundo do poço sempre oferecia uma chance para a pessoa se livrar dele.

Bem, o fato é que após sofrer todas as agruras possíveis e tudo parecer estar contra ele, Chris consegue o emprego e a tal sonhada felicidade.

Esse filme é bom para assistirmos, pois faz com que reflitamos a respeito da nossa vida. Ás vezes estamos desanimados, reclamando de tudo, se “achando lá em baixo”. Somente não imaginamos que existem pessoas em situações centenas e milhares de vezes piores que a nossa.

Isso cai como um balde de água fria em nossa cabeça e faz com que acordemos para a realidade da nossa vida.

Quando eu assisti esse filme eu refleti que não precisei passar por um sofrimento tão grande como o do personagem e agradeci a Deus.

Muitas vezes o caminho não é tão difícil para que atinjamos a nossa felicidade e nós desistimos diante de qualquer empecilho.

Se você se encontra dividido, desanimado e achando que sua vida está difícil, recomendo assistir com urgência o filme À Procura da Felicidade. Certamente você obterá um ânimo novo e, como o personagem Chris, conseguirá a sua tão sonhada felicidade, se tiver a mesma força de vontade dele, é claro!