"A EUFORIA QUE CONSOME O JUÍZO" Crônica de: Flávio Cavalcante
A EUFORIA QUE CONSOME O JUÍZO
Crônica de:
Flávio Cavalcante
Mais um caos na cidade maravilhosa. Mais uma briga de torcidas em campo de futebol. Manchete em matéria principal nos jornais da cidade. Outra matéria mais antiga relata a agressão de torcedor a um árbitro em pleno campo. Quantas mortes não houve em situação que deveria ser de momento de muita alegria e distração? É estupefato o número de pessoas que morrem por causa da irresponsabilidade de jovens que não tem juízo e fazem da vida uma arma pra sua própria e a dos outros.
É uma guerra, civil, moral, cultural e intelectual. Pessoas saem de suas casas para assistir a um campeonato de algum time de sua preferência e o local vira palco sangrento, um abuso á vida, dando sobressalto á morte. Seres humanos tomados por impulsos agem como verdadeiros vampiros diabólicos.
Autoridades perdem o controle devido a devassidão. Um absurdo de tamanho calão, onde a maioria das vítimas são pessoas inocentes que estão ali em busca de uma diversão aos fins de semana.
Alguns psicanalistas acreditam ser de euforia, misturado com fanatismo á ponto de virar uma doença que o ser humano não consegue controlar o impulso. A ira á frente de qualquer suspeita. Jovens ateiam fogo em transportes públicos, quebram orelhões, a euforia consome o juízo. E na maioria dos casos, são jovens que vem de alta sociedade, tem pais poderosos em si tratando de dinheiro. Vivem mesmo na opulência e desocupação.
Existem fóruns pelo país discutindo este tipo de comportamento. Em palestras e pesquisas. Vemos em unanimidade a mesma resposta para todas estas perguntas. Cabeça que não pensa o corpo padece. O mente tem que estar sempre ocupada com alguma coisa.
É difícil isto acontecer com cidadãos que saem de casa na madrugada para buscar o seu sustento e de sua família, que sabe este cidadão, preocupado, que no final do mês sempre vão chegar às contas e ele tem que ir pra batalha da vida para ter pelo menos suas contas pagas.
Imagine caro leitor, o que acontece com a mente de um cidadão que tem tudo nas mãos! Vive no apogeu, goza de todas beneficies que o papai e a mamãe lhe dão de mão beijadas sem fazer o menor esforço. Tem um bom salário em sua conta que eles chamam de “MESADA” pra comprar o que quer e viajar pra onde quiser, na hora que quiser.
A psicologia é clara e objetiva quando se trata de estudos á respeito da mente humana. A rotina do luxo passa a ser um tormento na vida destas crianças, que não tem o direito de pensar á não ser usar a tecnologia como arma para a ocupação. Sendo que, estas ocupações muitas das vezes impróprias para menores, tanto na parte sexual como também em jogos de conteúdos violentos.
Doutor Evangelista é psicólogo e professor de uma universidade. Trabalha com este tipo de assunto e diz que ter condições financeiras para bancar o filho dele, mas, como entende o que acontece com a mente humana ele dá trabalho ao invés de dinheiro.
Em uma entrevista a uma revista de seu bairro, o doutor Evangelista disse que o filho dele, propôs passar em todas as provas da universidade, na eminência do pai lhe dar de presente um carrão. Ele até foi rude dizendo; “PASSAR NAS PROVAS É OBRIGAÇÃO SUA” e quanto ao carro; VOU LHE DAR UM BOM EMPREGO, PRA VOCÊ SABER QUANTO CUSTA O CARRO QUE QUER”. Muitos colegas da universidade onde o Evangelista ensina o censuraram pela sua atitude com relação ao filho, mas sabendo ele o que acontece no dia a dia nestes campos de futebol ele sempre preferiu não dar ouvidos ao que falam.
QUE SIRVA DE EXEMPLO ESTE PSICÓLOGO
- FIM -