DA VERDADEIRA NATUREZA
Conta uma lenda de autor desconhecido, que um monge e seus discípulos iam por uma estrada e ao atravessarem uma ponte, o monge percebeu que um escorpião afogava-se nas águas do rio. Ele então retornou à margem do rio e retirou o bichinho da água, que picou sua mão, fazendo com que ele o largasse novamente nas águas. O monge repetiu a ação e salvou o escorpião. Os discípulos observavam a tudo e quando o monge foi juntar-se a eles estavam perplexos e penalizados, não entendendo a sua compaixão por um bicho ruim e venenoso como aquele, que o picara mesmo depois de ser salvo. O mestre ouviu os comentários calmamente, ao quais respondeu;
"Ele agiu conforme a sua natureza, e eu de acordo com a minha".
Muitos já devem ter conhecimento desta lenda, mas utilizei-me dela para falar sobre as pessoas que não querem, ou não conseguem fugir de sua verdadeira "natureza". A mim agrada mais a natureza do monge, muito embora, algumas vezes tenhamos um pouco dos sentimentos dos escorpiões, ruins e venonosos. Há pessoas que tentam dissimular sua real "natureza," sentindo um prazer enorme em propagar suas atitudes benevolentes, de quão são caridosas e boas e de como merecem, mais do qualquer um, ganhar o reino dos céus. E nós, mesmo sabendo como elas realmente são, auxiliamo-nas, preocupamo-nos com elas e estendemo-lhes a nossa mão, não esperando com isto, qualquer reconhecimento, muito pelo contrário, às vezes recebemos apenas ingratidões. Mas conhecemos delas a natureza, portanto, estamos preparados para tal comportamento. O problema é quando estas pessoas querem modificar a "nossa" natureza! Seja movidas pela inveja, ou pela ignorância, o fato é que que causa-lhes estranheza as pessoas agirem sem interesse algum! Desconhecem o que seja realmente uma natureza caridosa, desprendida de quaisquer sentimentos que não seja o do verdadeiro amor fraternal, independente da retribuição que terão ou não.
Por isso, propago sempre a sabedoria do monge, a de mantermos sempre a nossa verdadeira essência, e, de preferência, não nos deixarmos seduzir pela "natureza" dos escorpiões.
Helena Grecco
20.12.2009