Solidão

A pior sensação que existe. Sim, eu sei que muitas pessoas gostam da solidão. Mas não é bem assim.

Solidão é diferente de isolamento total. Nós gostamos de ficar sozinhos, às vezes. É bom, porque te obriga a ouvir a você mesmo. Sem as vozes do mundo exterior, só te resta conversar com o que está dentro de você.

Realmente, é bem proveitoso. Mas não sempre.

O ser humano, em essência, é um ser social. Nós precisamos nos relacionar, ter amigos, colegas, inimigos. É preciso. Nós simplesmente temos que conviver com outros. Trocar experiências, alegrias, tristezas. É indiferente qual o foco da relação. O necessário é ela existir. É por isso que, mesmo a mais fria das pessoas, mantém inimigos. Nós não podemos escapar das relações sociais.

Mas bem. É uma tendência do ser humano buscar, em determinados momentos, a solidão. Para colocar as ideias no lugar. Porém, muitos destes seres ditos "racionais", acabam por iludir-se com a ideia de que o isolamento é melhor do que a convivência.

E não é muito complicado cair nesta arapuca. Ao interagir com outras pessoas, você acaba deixando algum lado seu exposto. Ninguém consegue manter-se totalmente indiferente às pessoas ao redor. Se você conversa com os colegas do trabalho, você acaba por deixar que eles descubram sobre a sua existência. Coisas que passam a te fazer parecer mais frágil para eles.

Todo ser humano tem fraquezas ou manias que o tornam menos perfeito. Isso é fato, é o significado de ser humano. Ser imperfeito, ter defeitos, ter procedimentos equivocados. E ao deixar-ser ver como uma pessoa de verdade, com prós e contras, a pessoa se torna vulnerável.

E aí é que entra o nosso mundo tremendamente competitivo de hoje: Atualmente, é ruim ser vulnerável. Vulnerabilidade implica necessidade de alguém que possa suprí-las, ou seja, alguém em quem confiar. E confiança vem juntamente com o perigo de ser traído. E nós bem sabemos o quão tentadora é a ideia de trair alguém, em determinados casos.

Mas enfim, por essas e por outras razões, nós buscamos o isolamento. Por achar que é mais seguro.

Mas nós estamos tremendamente enganados. Por quê?

Simplesmente pelo fato de que o pleno isolamento é alcançável. Mas a auto-suficiência não.

Mesmo que você consiga se livrar de todas as pessoas ao seu redor, você ainda vai precisar delas.

A solidão é uma faca de dois gumes. Ela nos ilude com promessas de segurança e poder, mas acaba por nos derrubar como seres fracos e dependentes.

No final, nós percebemos que estamos completamente sozinhos e que, o que é pior, nós sentimos falta de quem ficou para trás. E é nesse ponto que você se dá conta de que a solidão é, quiçá, o pior sentimento existente.

Precisar de um ombro amigo, um tapinha nas costas, uma mão para segurar e não encontrar ninguém.

Dia desses eu conversava com uma amiga e acabei por perceber que eu sou um solitário convicto. E este, talvez, seja o meu pior defeito.

De tão acostumado com a ideia de não ter ninguém por perto, você acaba por se tornar cego. Você já não vê as pessoas que estão ao seu redor de braços abertos, tentando te salvar.

Soa como roteiro de filme adolescente, mas é verdade.

O solitário precisa de ajuda mas não a reconhece quando esta aparece.

E quando você percebe, já é tarde demais.

A solidão é uma doença tão forte que te faz buscar razões para continuar sozinho. Você sabe que precisa de outras pessoas, mas está tão afetado pela ideia de estar sozinho que começa a tentar convencer-se de que não pode mais recorrer aos outros.

E daí você cria desculpas esfarrapadas com as quais tenta se convencer de que está sozinho.

As desculpas vão das mais elaboradas às mais idiotas, como "ninguém me suporta". E leva tempo até você perceber que está sendo um tremendo babaca. Às vezes a resposta para a sua solidão está bem diante dos seus olhos, mas você ignora. As pessoas tentam te abraçar e você as empurra dizendo "ninguém quer me abraçar". Contradições, argumentos sem sentido. A solidão acaba com a nossa racionalidade. E como a sindrome de Estocolmo. Você sofre por causa da solidão, mas não consegue se livrar dela...

Leva tempo até perceber. Uma das coisas que me revelou isso foi o elevado grau de hipocrisia com o qual eu vinha agindo. As coisas começam a conflitar. Você dá conselhos para os outros mas não os segue. Você identifica o problema nos outros, mas não percebe que também o têm. Você começa a discutir e brigar por qualquer coisa, afastando assim todos os que querem manter contato com você. E o pior de tudo é que você faz isso simplesmente por querer ter alguém por perto.

Nós temos que diagnosticar este problema antes que seja tarde demais. Comece a reparar em suas atitudes. Será que o que lhe faz falta não é exatamente o que você está tentando expulsar de sua vida?

A solidão nos ludibria, mas a ilusão dura pouco. É como dizem: você só sente falta das coisas que ama quando estas batem a porta na sua cara e vão embora...

Bem, não tem certeza se alguém diz isso, mas enfim... Vocês compreendem, certo? Me dêem um desconto, estou sob o efeito de uma ilusão...