Mensagem (nada) crônica de Fim-de-Ano

"Dezembro! Fim-de-ano! Comemorações!

Dia de...

...De quê, mesmo?"

Se estivesse no Brasil, imagino que a essa hora eu estaria em casa, sem nada pra fazer além de comemorar as férias e planejar festas. E ainda reclamando que 2 meses é pouco tempo pra isso.

Na faculdade aqui, tenho aula até dia 21, prova dia 22, e um trabalho pra entregar no dia 25. Sim, 25 de dezembro.

"Natal? É um feriado religioso. E daí? Precisa de mais de 1 dia pra comemorar?"

Descanso? 5 de janeiro: já de volta ao batente, para alguns. Ou seja, "férias de fim-de-ano" tem cara de feriado prolongado. As férias "de verdade" são em agosto, meio do ano, que é quando acaba o ano letivo.

Essa pequena diferença de calendário causa um contraste interessante: no Brasil, virada de ano simboliza mudança, renovação, como se uma nova vida começasse. Ainda que essa "nova vida" tenha uma "sobrevida" de alguns dias, pois logo se volta à rotina e à velha vida.

Aqui, não. Talvez seja apenas o ambiente que freqüento, mas não ouvi ninguém fazer promessas de ano novo, resoluções, simpatias. Entra ano, sai ano, e nada muda. Quer dizer, o que muda de significativo não é determinado por uma data no calendário solar, não tem dia marcado para se tornar uma data importante.

Entretanto tem uma medida que é padrão em qualquer parte do mundo: fim de semestre. Tudo sempre acumula para esse período, e por isso diminuí a freqüência aqui no Recanto (tinha até um conto de Natal para publicar, mas acho que vou deixar para o ano que vem =p).

Mesmo assim, resolvi passar aqui para desejar boas festas a todos, bom descanso a quem pode, boas férias a quem tem, boa viagem a quem for pegar a estrada. Ou o aéreo. Ou os trilhos, oceano, pegar na rédea...

Bom Natal, Bom Fim-de-Ano e um 2010 cheio de realizações e felicidades, o que nos é possível pelo simples fato de estarmos vivos!

E ano que vem estamos de volta!

(Isso é promessa de Ano Novo?)

Voo do Corvo
Enviado por Voo do Corvo em 19/12/2009
Código do texto: T1986163
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.