UM ÓDIO À CASPA


    Coisinha irritante e inconveniente. Acho que só assim dá para definir a caspa, ou, como alguns chama, a seborréia. Coisinha desagradável, nojentinha e empata foda. Uma coisinha branca, seca e que com pouco esforço simplesmente te transforma em uma criatura asquerosa e... asquerosa duas vezes!
    Para se ver como é um mal que existe só pra te sacanear, é algo que não é grave,- ninguém morre de caspa.- mas que também não tem cura! Ou seja, se você for uma pessoa agraciada com aquela descamação da epiderme, causada por algum fungo ou simplesmente por um xampu mais sedoso e cheirudo que o normal... Já era nêgo!
    Não tem cura, ok. Mas tem o tratamento. Se resume a xampus e à comprimidos ingeridos certas vezes ao dia que tendem diminuir a oleosidade. Demora pra funcionar, e às vezes a gente até acha que curou, pois vivemos passando a mão nos cabelos esperando que aquela nevezinha caia sobre nossas blusas pretas, que antes nem pensávamos em usar. Mas elas não caem. Então ficamos felizes. Andamos por aí dançando, saltitando, achando que finalmente estamos livres da mardita! É aí que ela volta. Dizem que sistema nervoso demais causa caspas. Que sei lá, isso mexe com elas de uma maneira que aparecem até no peito, nas orelhas, nas sobrancelhas, na barba dos homens, no buço das mulheres, na testa, e há más línguas que dizem que aparece caspa até...LÁ!
    Não sei como a pessoa que tem caspa lá se sentiria. Deve ser algo estranho. Imagina sei lá, alguém com o rosto bem próximo e dizendo:
    -Amor, tem um pozinho aqui!
    E o que você responderia?
    -Ah, amor, é que polvilhei com açúcar só para você!
    Ou:
    -Feliz natal! Ho!ho!ho! –se for o caso de festas de final de ano.
    Caspas no rosto é o pior que há. A tal dermatite seborréica. Meu irmão, nunca queiram ter isso no rosto. Cria-se crostas vermelhas em tudo quanto é canto de sua face, parecendo alguma alergia braba! E todo mundo pergunta o que é. Ninguém sabe olhar pra tua cara, vê que tem manchas horríveis e que, com certeza estão te incomodando, e ficar calado. Simplesmente ignorar! Tem que perguntar. E se não bastasse perguntar ainda faz aquela carinha de “Ai que horrível!”
    Sinceramente, não sei para que existe caspa no mundo. Não sei se para nos fazer ter motivos para lavar a cabeça. Se para enganarmos papai Noel. Afinal ele pode achar que caspa é neve e chegar mais cedo. Não sei mesmo.
    Mas que podia ter cura, podia.
Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 19/12/2009
Reeditado em 19/12/2009
Código do texto: T1985337
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.