DEZ COISAS QUE APRENDI NA VIDA






 
1. Dois pesos e duas medidas:
a dor de cada um é sempre maior. Muitas vezes tenho a sensação de acompanhar verdadeiros "campeonatos de sofrimento". E solução que é bom? NA-DA.


2. Atitudes: críticos de plantão e autocrítica em extinção.


3. Hipocrisia: ocupar-se da vida alheia é fuga alienada de si mesmo.


4. Relações familiares: diferenciar-se do grupo costuma nos levar à berlinda.


5. Amor:
não é passaporte nem garantia. Exige cuidado e ao mesmo tempo, fôlego para respirar.


6. Amizade: grandes amigos são pessoas com quem se pode pensar alto e nada do que disser será usado contra você. Na verdadeira amizade não existe a necessidade de defesa.
 

7. Conhecimento: leia tudo que puder. Não se prenda a gêneros. O ser humano é multifacetado, assim como o saber. Quanto mais conhecer, lembre-se que é sempre só o começo!
 

8. Felicidade: o segredo para este conceito filosófico é o entusiasmo. Olhe o mundo como uma criança, mas não seja infantil. Manter-se com um canto da alma criança é preservar o estado de graça e a sensação de descoberta. Os infantis são arrogantes e perderam a noção da realidade porque acham que "conhecem tudo". Descobrir o quê? Ser feliz é desenvolver seu potencial em uma busca e não em um achado.
 

9. Senso de humor: sinal de reflexão e flexibilidade do raciocínio. Abertura do pensamento. Tenha cuidado com pessoas que não conseguem rir de si mesmas. Ditadores são célebres por esta incapacidade.
 

10. Loucura: é o mundo feito de certezas. Um louco nunca questionará coisa alguma porque cortou os laços e as pontes que poderiam fazê-lo ouvir a si mesmo e ao outro.







(*) IMAGEM: Google

http://www.dolcevita.prosaeverso.net

Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 17/12/2009
Reeditado em 09/07/2011
Código do texto: T1983370
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.