AMOR E POSSE

Antoni BigCuore*

 
 
Pascal, o grande poeta e filósofo Frances, disse uma frase histórica.
     “O coração tem razão que a própria razão desconhece”.
A interação humana efetivamente é algo muito difícil. Exige muita paciência, muito “jogo de cintura”, para poder se relacionar bem com as pessoas.
 
Hoje, mais do que nunca, o ser humano está sedento de amor, de compreensão e amizade. A sociedade consumista não satisfaz a alma humana. Ela tem ânsia de eternidade e isto, o consumismo não satisfaz!
 
Só Deus pode satisfazer a alma humana!. A sintonia de nossa alma com Deus, é imprescindível para seremos felizes, ainda nesta vida.
 
Somos todos egoístas. Em matéria de amor, sempre queremos mais e mais. Parece que nada satisfaz e buscamos avidamente preencher as lacunas deixadas em nossa alma, pela inexperiência do próprio amor.
 
Por isto, como diz o PE.Juarez de Castro, “...é muito fácil o amor tornar-se possessivo; porque, na ânsia de seremos amados, nós começamos a aprisionar e sufocar a pessoa que amamos”.(1)
 
“Nossos corações procuram o amor perfeito. Perfeita doação, perfeita compreensão, mas nenhum coração é capaz de amar com perfeição, porque só Deus ama perfeitamente” (idem)  
 
O amor exige maturidade. Ele é um sentimento que não nasce feito. Ele vai se manifestando a medida que vamos crescendo. Amor de criança, por exemplo, é um amor possessivo. A criança é egoísta por natureza.
 
Paulatinamente, com o processo de socialização, ela vai aprendendo as normas e códigos sociais, e os internaliza em seu subconsciente.
 
No relacionamento adulto, maduro, ambas as pessoas, homem e mulher, tem notadamente as suas diferenças fisiológicas e psíquicas que devem ser levadas em conta em tal relacionamento.
É imperativo, sobretudo na fase do namoro, ir percebendo essas diferenças.
====================================================
             Amar é DOAR-SE sem esperar nada em troca!!!.
====================================================
 
Eis o sentido mais profundo do amor! E isto, só se consegue, com as almas que mantêm SINTONIA com Deus e seu Reino.
A pessoa madura  tem o seu “espaço” e respeita o “espaço” do outro. Sem, todavia, perder a sua individualidade.
 
Por melhor que seja o relacionamento, não devemos esquecer que homem e mulher são diferentes e, como tais, têm as suas individualidades.
 
Os conflitos existirão sempre entre homem e mulher, por mais que eles tenham afinidades! E compreender isto, é um grande passo para ser REALIZADO NO AMOR!
 
Amar é preocupar-se com o “outro” e fazê-lo(a) crescer! No dia a dia, sobretudo, o respeito deve estar sempre presente.
Relacionamento acaba, quando acaba o respeito!
 
Se quisermos ser felizes, temos que respeitar a LIBERDADE do outro! Não podemos, como acontece muito,nos dias de hoje, APRISIONAR o coração e sentimentos do “outro”, como se fosse um “objeto” de estimação pessoal.
 
Se agirmos assim, estaremos “SUFOCANDO” o amor e este perecerá!. Amor e liberdade andam juntos!. Não nos esqueçamos disto!.
É isto. Reflitamos, pois!.
Paz, alegria e harmonia em seu coração!
=============================================
 (1)fonte: Nas Asas da Esperança, PE.Juarez de Castro, pg.18)
 
(*)autor é Escritor em SP.sp. Acesse:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (texto inspirado em sp.sp. 16.12.2009, 4ª.feira, às 16,33 hrs.)
=============================================