VELHOS
 
        Sempre achei que os velhos andam tortos e capengando, devagar, porque ser velho, como um adjetivo, como proprio da idade.
         Tal como os cabelos brancos.
         Mas agora que estou experimentando os primeiros passos da velhice, estou descobrindo muitas coisas. O velho vai lembrando mais as coisas antigas do seu passado, principalmente de quando menino. Descobrindo que o melhor foi aquele tempo. Um tempo muito rico e delicado com acontecimentos lindos, fruto de coisas nascidas de si. Um mundo com originalidade e talento, e de imenso prazer. As coisas recentes tomam tamanho menor e delas o velho esquece, sem pressa. Fica mais inteligente.
         Penso que a palavra velha consiste em sabedoria adquirida. Ao inverso de ser pensado em coisa usada e gasta e que se joga fora. Isto que falo se trata de uma aprendizagem recente. Velho se respeita.


         Esta homenagem escrita para os velhos como Oscar Niemeyer, um homem maravilhoso com cem anos, com lucidez, paciente e otimista com a vida. Tudo que fez e faz lembra a beleza da mulher, as suas curvas de quadris e todo o corpo feminino. Talvez Niemeyer suavize sua arquitetura por tal motivo. Artista e Poeta.


         A postura torta ou mancando dos velhos que vejo consiste no modo mais jeitoso para administrar seu corpo no sentido de sentir alivio. O aprendizado recente conto para os jovens e os maduros.

                              O VELHO SENTE DOR.

                         O VELHO SENTE MUITA DOR.


          Na postura disforme encontra alivio para suas dores. Sente-se desprotegido fisicamente. Drummond tinha medo de cair nas ruas cariocas em que andava. Medo de quebrar a perna numa queda. Ferreira Gullar Poeta magro demais fez um poema sobre o espanto de sentir osso batendo em osso.

         Eu experimento finalmente a dor de ossos. Meus joelhos perderam a cartilagem e meniscos que protegem os ossos. Agora os ossos batem de encontro ao outro e entendo o que o velho sente. E compreendo. E advirto. A fisioterapia vira necessidade e fortalece a musculatura que substitui o suporte da cartilagem. Um milagre e uma conquista.
JOVEM cuide-se para ter uma velhice boa. 
                    Seja bom com os VELHOS.