Relaxa Carmem

Relaxa Carmem

Adriana Pueblo

Carmem era uma mulher de 40 anos. Bonita, sempre que passava descendo a ladeira da comunidade em que morava, arrancava assovios dos homens pela rua. Morena e de bunda grande e pernas muito grossas, descia todas as manhãs para pegar o leite e o pão da garotada. Estava nessa vida há 20 anos e não estava gostando. Era casa, filhos e marido, sempre, casa, filhos e marido. Tinha que dar um basta nisso ou se perderia para sempre na frustração de ser mulher. Aprendeu com sua mãe que era assim: se o homem colocava dinheiro dentro de casa, ele era o Rei e ponto.

Mas Carmem estava cansada. Todo dia dava café para os seus, arrumava os filhos para a escola e depois ia fazer faxina para alguma vizinha e assim ganhar uns trocados para poder arrumar o cabelo ou coisa assim. Alem disso ainda agüentava o marido chegar em casa na madrugada, bêbado e cheirando a perfume barato de alguma vadia por aí. E ai dela se reclamasse, levava umas boas bofetadas dele e tinha que ir dormir calada.

Vinte anos nessa vida e sabia que nada mudava por culpa dela mesma. Para existir alguma mudança, ela sabia que precisava começar por ela. Não adiantava ficar reclamando, reclamando e reclamando, precisava dar um basta e criar coragem para colocar seu plano em funcionamento. Não queria muito da vida, mas o mínimo de dignidade e respeito ela precisava. Foi então que teve a idéia de voltar a estudar, mas pensava em como faria isso, pois seus filhos eram precisavam dela e jamais o Marcão deixaria ela estudar a noite. Apesar do pouco estudo, era uma mulher inteirada, pois todas as manhãs, ao descer para ir à padaria, aproveitava e lia os jornais na frente da banca, sempre lia as capas e já dava para ter uma idéia do que acontecia atualmente no mundo.

Carmem mais uma vez foi para sua faxina e durante o dia fez o que sabia fazer de melhor, deixou a casa da patroa um brilho e quando teve um minutinho de folga, foi folhear uma revista que estava jogada na cozinha. Viu um anuncio que dizia que poderia tirar os estudos de casa mesmo, ia lá, contratava o serviço e pegava o material para estudar em casa, depois quando tivesse pronta, marcava e ia lá fazer as provas. Gostou do anuncio, achou meio caro, mas como era esperta, tinha uma graninha guardada que ninguém sabia. Ia se matricular, mas ninguém saberia. Seria uma surpresa para todos.

No dia seguinte, fez tudo que estava acostumada, desceu a ladeira, comprou tudo que precisava, mandou os filhos para escola e já tinha até apanhado do marido na madrugada. Enfim, já tinha cumprido toda a sua cota do dia. Esperou até que todos saíssem, deu um jeito na casa e se foi para tal escola de ensino a distancia. Fez sua tão sonhada matricula e chegou em casa com todo o material. Escondeu bem no fundo do guarda roupa onde ninguém acharia e assim que todos saíssem para seus afazeres, e quando não tivesse faxina, limparia sua casa correndo e estudaria sem ninguém por perto.

E assim, passaram-se 3 meses e Carmem, decidiu fazer as provas. Foi lá numa tremedeira só, afinal, já fazia 20 anos que não estudava mais. Passado umas três horas, ela terminou tudo e saiu em disparada para fazer o almoço dos filhos que chegariam da escola e alguns do emprego.

Uma semana depois Carmem voltou á escola para saber os resultados e ficou surpresa ao saber que tinha passado em todas. Saiu de lá aos pulos e comemorando sozinha, até arriscou uma cervejinha num boteco próximo dali. Chegou em casa nas nuvens de tão alegre e sabia que dali em diante sua vida começava a mudar.

Ficou mais inteligente, mais informada, mais esperta. Estudou tudo sobre anticoncepcionais e dali em diante jurou que não teria mais filhos com aquele animal do seu marido. Apesar dos filhos já crescidos, ainda os chamava de crianças, mas afinal, não deixavam de ser suas crianças e três deles já trabalhavam, mas tinha que cuidar de cada um assim mesmo. Essa era sua vida, apesar de levar uma vida de Amélia, adorava o cuidar dos filhos, os levava na rédea curta até hoje e mesmo novinhos, sabia que não iam se perder. Carlinhos já estava com 19 anos e com muito custo conseguiu entrar na Universidade Federal, João já ia fazer 18 e queria seguir a carreira do exército, Laura e Ana tinham 16 e já cursavam o ultimo ano da escola, eram todos quase formados e ela se orgulhava disso. Mesmo aos 40, Carmem ainda conseguia manter o corpo bonito. Tinha ganhado 20 kg nos últimos 20 anos, mas como ela era muito magra na adolescência, esses 20 kg ajudaram e muito. A única coisa que Carmem não abria mão nesses anos todos, era se embotocar de creme pela manhã, assim manteve firme sua pele por todos esses anos. Mas o que ela queria mesmo agora era mudar sua vida, dar seu grito de liberdade e começar a viver com dignidade. Seus filhos logo iam embora viver a vida deles e ela não ficaria para fazer companhia para o Marcão. Não, ela mudaria de vez. E foi assim que soube que estavam fazendo faculdade pela Internet, descobriu isso ouvindo seus filhos comentarem entre si. Tratou de buscar informações e foi logo numa lan house que havia ali perto. Perguntou tudo para o menino que tomava conta de lá e ele mostrou para ela como funcionava a coisa. Disse que primeiro ela precisava aprender a usar o computador, se não o negocio não andava. Disse que ele mesmo daria aula para ela e de graça. Carmem nem acreditou na sua sorte e em uma semana já estava boa de mexer naquela maquina. Fez sua inscrição e foi num dia marcado la na universidade fazer o vestibular e logo em seguida já soube que havia passado. Matriculou-se no curso de ciências sóciais, pois queria ser uma grande socióloga e também faria antropologia, seria famosa, ela sabia disso, agora não dava mais para voltar de onde estava. Deveria seguir enfrente e cada mês que se passava, ela ficava ainda mais bonita. Ainda não dava para dar um pé na bunda do Marcão, pois precisava do salário dele para pagar as contas enquanto ela gastava o que guardava nos seus estudos. Depois da sua formatura, aí sim, ele já era. Seus filhos iam bem, até as meninas já tinham arrumado trabalho numa loja do shopping. Carmem estava meio que sossegada, só esperando o grande dia. Agüentava tudo calada, como uma boa mulher de malandro, mas o circo já tava montado e só faltava colocar a tenda para fechar. Lia vários livros, alternando entre os da faculdade e outros que só falavam sobre mulheres. Leu um interessante e só andava com ele debaixo do braço, nunca mais o largou e dizia apenas “Relaxa Mulher, você consegue”,e era assim que Carmem andava pelas ruas com a frase em sua cabeça, “Relaxa Carmem, você consegue”, e sim, ela conseguiria.

Quatro anos se passaram e Carmem, sem que ninguém soubesse, se formou com louvor na faculdade. Não fez nenhum alarde e só contou a todos quando Marcão mais uma vez chegou em casa de madrugada, bêbado e cheirando a perfume barato. Ela reclamou com ele, disse que não agüentava mais, que era o fim de tudo. Marcão levantou a mão, mas Carmem foi mais rápida e desceu uma boa bolachada nos cornos dele. Marcão não acreditou, levantou a mão outra vez e Carmem não exitou, meteu ,logo um chute onde nunca mais ele faria filhos. Seus filhos não acreditavam no que viam e quando olharam o pai no chão, foi que Carmem soltou toda a sua ira em palavras que já estavam guardadas a 20 longos anos:

- Olha aqui seu cabra safado, na minha cara você não bate nunca mais. Seus filhos nunca mais vão presenciar uma cena dessas ouviu bem? Nunca mais, eu não cuidei deles esses anos todos atoa, mesmo escondida, pois sabia que você nunca ia deixar, eu fui estudar e hoje to formada na faculdade e sou uma socióloga. Consegui um bom emprego depois de prestar concurso na prefeitura daqui. Já arrumei uma boa casa e amanha mesmo to indo embora e você seu animal, nem ouse me procurar, ou mando te matar, ouviu bem?

Marcão nem ousou responder, levantou-se boquiaberto e foi pro quarto dormir.

Carmem explicou tudo aos seus filhos, contou tudo que acontecia todos esses anos, desde quando se casara. Seus filhos já eram adultos e confessaram que já não agüentavam mais ver a mãe naquela situação, mais nunca puderam fazer nada. Ficaram felizes e deram os parabéns a mãe, disseram que ela era digna de sair até no jornal. Na manhã seguinte, Carmem nem olhou na cara do Marcão. Esse ainda implorou para que ela não fosse embora, jurou que nunca mais bateria nela, mas essas promessas ela ouvia já há muitos anos. Já era!

Carmem e seus filhos mudaram-se para o centro da cidade e ela logo começou a trabalhar. Pretendentes nunca faltavam, mas para ela, preferia namorar, mas voltar sozinha para casa. Um dia quem sabe, até arriscaria de novo, mas agora ela se curtia e muito, ela mesma se bastava.

Hoje com 50 anos, é uma socióloga de renome na cidade. Seus filhos todos se formaram e com ela só estavam as gêmeas, ainda solteiras, talvez ate por verem a mãe sofrer tanto, preferiram nem se casar. As três saiam juntas para curtir e se curtiam pra caramba também, se davam muito bem. Faziam festas sozinhas mesmas e quando Carmem olhava para trás, via o quanto foi burra em não dar seu grito mais cedo. Ao casar-se, nem precisava ter parado de estudar, assim não precisava se submeter ao marido. Falaria com ele cara a cara logo de começo, mas o tempo passou e ainda conseguiu mudar e o que ela conta as amigas hoje, é que você só precisa Relaxar, pois vai conseguir!

O Marcão, esse não viu mais, só soube pelos filhos que havia se casado novamente e já tinha feito dois filhos em uma outra pobre coitada. Mas não queria nem saber, sua vida agora era outra e estava mais do que satisfeita, era uma nova mulher.

Adriana Pueblo
Enviado por Adriana Pueblo em 16/12/2009
Código do texto: T1981056
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.