AMARGAS NOTÍCIAS
AMARGAS NOTÍCIAS
“Se para dar algo, uma pessoa sempre quer algo em troca, o que lhe resta receber de Deus ou mesmo dos outros? E o que dizer de quem realiza um serviço que merece um certo pagamento, mas cobra o dobro? Pense principalmente que às vezes você dá um sorriso já esperando a retribuição; aconselha alguém exigindo ser acolhido; deseja que o bem que faz seja devolvido na mesma proporção. Deixe saldo positivo na conta da vida. Aguarde. Nem sempre é possível ser correspondido. Deus dá a você” cem por cento”, como ensinou a Jesus”. Neste mundo material temos sofrido demais, pois os hominais esqueceram a espiritualidade e com ela o amor, o perdão, a caridade, a fraternidade e as bonanças que Deus lhes proporcionou. A cada leitura dos órgãos midiáticos vemos mazelas que tem começo, mas não tem fim.
É o homem querendo sempre mais, esquecendo-se dos carentes, dos estropiados, das crianças que sofrem com fome e dos idosos que vivem na miséria. Vejamos: Pacote de Natal – IPVA e material escolar ficam mais baratos., mas a diminuição de preços deve ser uma merrequinha. Redução. A Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ) determina uma redução média de 20% para o IPVA sobre carros. Para as motos, o beneficio é maior; reajuste na tabela de preços e redução na alíquota. Além disso, 13 itens de material escolar terão uma diminuição na cobrança do ICMS, barateando as compras do início do ano. Reajuste de 30% do IPTU é mal recebido pela base aliada. Vereadores ameaçam não aprovar o aumento se não houver modificações. Muitos não concordam com o reajuste linear. A matéria já está tramitando.
Que coisa engraçada, enquanto servidores tem um mísero reajuste de 6%, tudo sobe na casa dos 30%. É um crime oficializado com certeza. PMDB entrega cargos, mas não punirá políticos envolvidos. É a impunidade que reina no Brasil. Mensalão do DEM. Sexto partido a deixar o Governo de José Roberto Arruda (DEM-DF), o PMDB não definiu qualquer punição aos deputados distritais do partido suspeitos de participar do esquema. Assassinatos de mulheres crescem 72% no Estado. De janeiro a novembro de 2009, 147 mulheres foram vítimas de homicídio doloso no Ceará, contra 83 no mesmo período do ano de 2008. Crimes passionais atingem 37% dos casos. É a violência causando destruição as famílias cearenses. Estudo detalhado sobre as ocorrências apontou que 37,7% dos casos foram motivados pelo ciúme.
Falta rigor na lei para controlar o trânsito. Construções – O Relatório de Impacto no Sistema de Trânsito (Rist) é essencial para controlar o fluxo de veículos na cidade. Mas para os especialistas a lei ainda é muito branda. Seria preciso exigir também de grandes prédios residenciais. O estudo de impacto no trânsito é essencial para evitar que mais engarrafamentos se formem na cidade, mas ele – por si só – não é suficiente. A circulação da cidade precisa ser revista e mais atuação dos guardas de trânsito que estão sempre ausentes. Num tremendo engarrafamento ninguém da AMC aparece, mas por um motivo ou outro você tiver que resolver um problema sério e estacionar seu carro por pequeno espaço de tempo, enquanto resolve o seu problema, ou se o motorista se sente mal e estaciona num local proibido para procurar um médico quando do retorno à multa já está afixada em seu carro e bem quentinha.
Esse pessoal da AMC adora multar e não sabem fazer outra coisa. É o famoso mensalão das multas de trânsito. Brasil, País dos mensalões. Corrupção – A corrupção ganha novo episódio na história política brasileira. Os personagens são novos, mas as estruturas são velhas conhecidas, com dinheiro e poder. A falta de punições perpetua os casos de corrupção. A impunidade dos corruptos dificulta a solução do problema. A lentidão na justiça é apontada como um dos principais motivos para que os maus exemplos se repitam. Na origem, disputas milionárias. Mensalões – O financiamento público pode dificultar novos escândalos. Em governos de coalizão, a compra de apoio torna-se o caminho mais fácil para manter o poder. Falta um exercício de disputa ideológica entre os partidos. Seis leis contra os “fichas suja”, controle é pelo voto. Iniciativa Popular – Entregue ao Congresso Nacional há mais de dois meses, projeto para impedir candidatura de políticos que respondem a processos judiciais ainda não avançou. Achamos que não avançará. Governo prepara novo sistema para controle de gastos. Finanças – Segundo o ministro interino da Fazenda, Nelson Machado, o sistema deverá facilitar o trabalho dos órgãos de controle, por propiciar maior eficiência na avaliação das despesas. Criada CPI para investigar propina do Distrito Federal. Mensalão do DEM. Assinada por 22 dos 24 deputados distritais, a CPI vai investigar ações que vão de 1991 até 2009. Enquanto isso, o governador José Roberto Arruda tenta evitar sua expulsão dos democratas.
Sinal verde para criação de novos municípios. Com o projeto de lei na Assembleia Legislativa, poderão ser criados até 20 novos municípios no Estado. Para se emancipar, o distrito precisa cumprir alguns pré-requisitos, como ter pelo menos oito mil habitantes e infraestrutura básica. Antes da emancipação, os moradores dos distritos terão de decidir se querem à separação. É mais uma trama para aumentar o cabide de empregos. Senado Federal vota piso de Polícia e bombeiros. Salários – O projeto determina que, em um ano, o Governo Federal edite lei complementar fixando o valor do piso salarial de policiais e bombeiros. O piso pode ser de R$ 3,2 mil reais. Corregedor indica hoje delegado de inquérito contra Dantas. Crise na Polícia Civil. A indicação partiria do superintendente-adjunto da Polícia Civil, Erivaldo Pereira, por causa da indisponibilidade de um delegado-corregedor. Mas a Corregedoria- Geral voltou atrás e retomou o procedimento.
“Tudo muda. Enquanto certas mudanças acontecem por obra do tempo ou da natureza, em você as principais delas se operam por imperativo dos pensamentos, sentimentos e atitudes. Essas estão em seu poder. Aproveite este dia e tome a decisão de crescer como pessoa, apreciar as transformações e estabelecer decidida vontade de ser, de agora em diante, melhor do que tem sido. Não fique parado. Resolva logo. Disponha-se a progredir, a encontrar a felicidade e a conhecer mais a si mesmo. O Universo está sempre em expansão, e você é parte dele.” Pense Nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE