Uma jóia cujo nome é Amizade

Fala-se e escreve-se muito a respeito de Amizade. No mais das vezes me pego a pensar que muito do que se fala, e também do que se escreve se escreve, está muito aquém do real sentido deste Conceito - amizade para mim é muito mais do que uma palavra, um ajuntamento de letras. Voltando a vaca fria em que estava, no tocante aos faladores e escrevinhadores de Amizade: para a maioria tenho a noção de que sentem Amizade como um menino que chupa bala com papel - percebem um gostinho distante, porém aviltado e muito longe do real gosto e do brilho desta jóia toda especial, que nos foi doada para cultivo e veneração. Quando estamos prenhes de Amor (a fonte de onde jorra o rio da Amizade) podemos estender os braços e acolher em nosso seio aqueles que compartilham conosco da grande refeição que chamamos de Amizade. Nessa grande mesa sempre haverá lugar para quem traga coração aberto e mente limpa. Para enlaçar a digressão que fiz acima, a respeito de amizade, coloco aqui o sentido da palavra companheiro, para mim o melhor sinônimo de amigo: vem do latim "cum panis" - aquele que compartlha o pão, termo criado para distinguir o soldado que em campanha dividia com o seu amigo mais próximo o alimento de que dispunha.

Escrito em terras distantes do habitat deste sertanejo, saudoso das serenatas e também dos amigos; das noites cheias de estrela e do cheiro de milho cozido. De leite com batata e de sentir o orvalho expandindo o cheiro das murtas, antes do sol raiar.

Vale do Paraíba, Outubro de 2008

João Bosco

P. S. Não existe Amor sem lastro em Amizade.

Aprendiz de Poeta
Enviado por Aprendiz de Poeta em 15/12/2009
Código do texto: T1978898
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.