Crônica do livro O moralista

Não vou descrever detalhes sobre a corrupção brasileira, sobre Sarney e outros anões, se quiserem saber mais leiam o livro “Honrável Bandidos”. Sobre o Arruda, o governador de Brasília é recente busquem os jornais. Minha crônica diária está parecendo crônica policial. Vou ater-me aos casos que me envolvem diretamente... Dinheiro e vaidade estão sempre ligados e arrastando os homens para o fundo poço. Esta história de corrupção começou no éden, quando o diabo ofereceu vantagens para que Eva e Adão os seguissem e, ainda hoje se discute este fato, que cada dia fica mais difícil a solução. Que fruta foi mesmo que Eva deu para Adão? Hoje em dia se carrega grana em mala, em cueca, ou em meias. Não importa dinheiro é sempre dinheiro, não interessa o lugar em que se carregue. É ele quem carrega os homens e não o contrário.

O Saramago escreveu o livro plagiando o enredo de Genesis e, deu o nome a este livrinho de “Caim”. Eu li, achei de muito mau gosto para um Nobel de literatura. Neste livro tosco ele disserta até sobre a possível caganeira, o chamado, hoje em dia, de desarranjo intestinal que, nossos pais tiveram ao comerem das frutas e folhas existentes ao redor do jardim do éden, no inicio da existência, quando ainda não havíamos inventado a pizza, cachorro-quente e outras guloseimas. Eu se fosse escritor, escreveria sobre os motivos que levaram o diabo a cobiçar a glória de ser adorado por dois tolos mortais, enquanto tinha como seguidores milhares de anjos poderosos, desde àqueles que se materializaram e coabitaram com as mulheres, antes do dilúvio, até os demônios que atacam velhinhos nas ruas e tomam a miséria que recebem como aposentadoria.

Os senhores viram que outro dia em Brasília, mais precisamente na Asa Norte que, covardes mataram um velhinho para lhe roubar um salário mínimo? Acharam pouco o dinheiro então executaram o pobre diabo na calçada do banco.

Eu acho que é no banheiro que nós conseguimos ter as grandes ideias. Dizem os cientistas desocupados que, somos os únicos animais que gostam do cheiro dos seus excrementos. Acho bizarra esta tese, nunca cheirei bosta, mas concordo que no banheiro rola uns pensamentos legais. Talvez tenha sido no vazo que Saramago teve este desarranjo intelectual. Já comentei em outro capítulo do meu atual livro, o Agiota, sobre estes escritores velhos que, se prestam a este tipo de coisas... Escrever livro apenas com intuito de fazer mais um, para não admitirem que a fonte criativa secou. Foi assim com o Garcia Márquez, e com outros.

Estes meus comentários sobre livros não precisam ser levados a sério, eu falo sobre coisas que leio, ou que escuto de um amigo meu jornalista. Leio pouco, em consideração a este amigo que já leu tudo que é clássico e muito lixo também. Segundo ele, vida de escritor é muito penosa, precisa ler tudo o que é livro, só para se auto-afirmar como escritor. Não é coisa para um simples mortal como eu que leio no máximo dez livros por ano. Se bem que eu ainda estou acima da média. Há um estudo que aponta os brasileiros como sendo muito atrasados com relação à leitura. A média dos Frances é de cinco a sete livros por ano, a nossa é de um livro apenas, é por isso que este povo não aprendeu sequer a votar. Se bem, que pensando bem, o povo não tem opção. Mesmo que o cidadão seja esclarecido, não tem político confiável que mereça o voto de um instruído. Defendo a anulação do voto, mas isto tinha que ser feito de forma generalizada, para que houvesse uma reforma política de fato, para eliminar pelo menos parte dos antigos bandidos que se fantasiam de políticos para não serem julgados como presos comuns, quando são pegos com a mão na mala ou na cueca.

Hoje é dia 10 de dezembro de 2009. Faltando um dia apenas para ser expulso do partido dos democratas, o governador Arruda resolveu ter uma crise de nobreza, como aquela que teve depois de mentir sobre a violação do painel do senado. Desfilou-se do DEM, mas isso só se deu depois que a justiça lhe negou um pedido de ilegitimidade do partido para seu julgamento, ou prejulgamento, uma vez que para ele na existia base para tal expulsão. Aí veio a publico, pela TV, e disse que fazia isto para poupar seus colegas de tão grande constrangimento. Nós rimos bastante desse senhor que tem tanto potencial para mentir, chega até confundir muitos incautos com suas desculpas bem boladas, pensadas e repensadas à luz do direito, com assessoria milionária. Imaginem, veja pela ótica da lógica e da histórica tendência. Quem já foi aliado do diabo e expulso do paraíso não pode mais voltar à luz. Arruda comeu o fruto maldito que lhe foi oferecido pelo então diabo-mor, Antonio Carlos Magalhães. Mesmo que persista em se transformar em anjo de luz, não terá sucesso no mundo dos justos. Quem já viu o Cão de perto não cairá na sua conversa mole, como a que segunda a bíblia corrompeu Eva... Eva que corrompeu Adão. Adão que causou a morte de toda humanidade. A corrupção é fruto maligno, mas que não pode ser de outra origem senão humana.