AMANHECER ….

 

         Não conseguia dormir e alguma coisa me incomodava. Tentei pegar no sono experimentando várias posições na cama e meus dois travesseiros não tinham a menor intensão de cooperar. Resultado, outra noite de insônia.

        Não me considero um desses librianos super sensíveis que se chateiam e se melindram por qualquer coisa. Até sei administrar bem as contrariedades mas tem certas coisas que escuto, que fico sabendo, que me incomodam muito e levam algum tempo para para serem despachadas pela poeira do esquecimento.

      Não quero dizer com isso que guardo mágoas ou rancores, em absoluto. A verdade é que sendo insensível e imperturbável para muitas coisas, tem outras que me atingem como se fossem um raio.

      Principalmente quando são ditas por quem eu gosto, tenho estima, confio e tenho fortes sentimentos. Se é algum amigo urso, falso ou mesmo os inimigos que me agridem com palavras fico completamente alheio e indiferente e não dou nenhuma importância ao que disserem.

       Mas quando são palavras ditas por quem tem um lugar cativo no meu coração, isso me machuca muito e foi com esse estado de espírito que fui para minha varanda esperar o dia nascer, ver o espetáculo da chegada maravilhosa do sol , velho companheiro que todas as manhãs caprichosamente entra sem a menor cerimonia pela minha janela.

       Pela hora o silêncio era absoluto, não se ouvia nem um simples miado ou a voz da brisa e o interessante é que muitas vezes gosto de estar rodeado pelo silêncio absoluto.

      Parece que meu espirito se transforma e viaja para outros lugares, a maioria deles tranquilos, aconchegantes, lindos.

      Nesse amanhecer eu fechei os olhos e procurei trazer para minhas lembranças um passeio que fiz certa vez a um sitio que tinha um belíssimo roseiral. Podem não acreditar mas minha imaginação estava tão aguçada, o silêncio era tão inspirador que consegui sentir o perfume doce e cálido daquelas rosas.

      Eu adoro flores, particularmente as rosas, preferencialmente as vermelhas e vieram à tona doces lembranças e como me senti deslumbrado no meio daquele roseiral. Não resistindo a tentação lembro-me perfeitamente de ter colhido uma daquelas rosas, a que achei mais perfumada e  bonita.

     Realmente aquele vermelho, aquele perfume eram simplesmente embriagadores. Estava tão feliz e distraído que não percebi que aquela rosa tinha um enorme e pontiagudo espinho e um pequeno corte foi inevitável.

      Por alguns segundos fiquei olhando para o sangue que escorria timidamente e o difícil naquele momento foi não confundir o vermelho das pétalas com o do sangue que escorria.

     Ainda na minha varanda abri os olhos e fiquei a imaginar porque as rosas têm espinhos . Não seriam mais lindas se fossem só rosas ? Entretanto a Natureza é sábia e certamente os espinhos são necessários não só nas flores como nas nossas vidas.

    Ainda refletindo e no aguardo dos primeiros raios do sol, olhei para as últimas estrelas que se despediam e procurei respostas sobre o real motivo que espinhos surgem nas nossas vidas e nos nossos caminhos. Cheguei a conclusão de que espinhos, assim como as dores e as decepções são absolutamente necessários para nossa formação moral e espiritual.

     Continuando a me lembrar das rosas, parei um instante para tentar desenhá-las no meu pensamento sem que em nenhuma delas houvessem espinhos. Não seriam rosas, seriam simples  flores e das mais comuns.

     Assim são nossas vidas. Espinhos vêm , são cravados no nosso peito e só com muita paciência e tolerância conseguimos retirá-los. Outros espinhos virão com certeza mas, o que fazer se eles fazem parte dos nossos destinos ?

      Ao longe, pela claridade que suavemente aumentava pude perceber os primeiros raios do sol. O ar fresco da manhã tocou minhas narinas e o silêncio continuava.

     Súbito, senti uma paz interior muito grande. Me deu a impressão de que  a angústia estava passando, o coração batia mais lentamente e então me levantei e abri os braços, como se estivesse pronto a receber aquele carinhoso abraço que o sol me dava todos os dias.

    Fiquei ainda algum tempo sentado na minha varanda observando a claridade que se acentuava e já ouvindo alguns sons. O primeiro deles foi o da buzina do padeiro, aliás, uma buzina muito chata e desafinada. Entretanto nessa manhã, o som daquela  buzina me pareceu muito mais agradável.

     Olhei para os lados e  vi duas borboletas que voavam em círculos. Pareciam um casal de borboletas namoradas e com o reflexo do sol nas suas asas ambas pareciam muito mais lindas.

     Observei também os primeiros pássaros que passavam em bandos e até pude ver o preguiçoso gato da vizinha que saía do seu aconchego para dar as suas primeiras voltas pelas redondezas . Sinceramente não sabia que gatos acordavam tão cedo.

    Estava feliz, sereno, muito sereno e nesse estado, nessa condição e com um pequeno sorriso nos lábios percebi que o sono estava de volta.

    Não fiz cerimônia e fui para o meu quarto. Consegui me entender como meus travesseiros e dormi um sono profundo. Nem me lembro se sonhei com alguém ou com alguma coisa.

      O que sei é que acordei muito melhor, muito mais bem disposto e na certeza de que, a julgar pelo que o amanhecer me proporcionara, meu dia seria maravilhoso.......

 

                                 *********                                                                         
   

                                                                                             


(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 13/12/2009
Reeditado em 23/02/2013
Código do texto: T1976489
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.