Sem favores é o livro do ano

          Abro este espaço, no meu Site, para comunicar ao Brasil e ao mundo o lançamento, em grande estilo, do livro
Igreja e Convento de São Francisco da Bahia.
         
Faço-o por dever de gratidão. Durante quase dez anos fui aluno dos colégios seráficos, no Ceará e na Paraiba, onde funcionava, no alto da serra da Borborema o majestoso seminário maior.
          Aos franciscanos - já escrevi, várias vezes, sobre isso - devo minha formação religiosa e intelectual.
          Se com os frades mais não aprendi, a culpa é deste rabiscador de insignificantes textos, cuja divulgação corre por conta da internet. 
          Digo e redigo: leia-os quem quiser perder tempo.
          Com 470 páginas ricamente ilustradas, lindas fotos, o livro
Igreja e Convento de São Francisco da Bahia foi organizado e escrito, com ajudas valiosas, por frei Hugo Fragoso, OFM, e pela professora universitária Maria Helena Ochi Flexor.
          Frei Hugo, meu dileto amigo, ordenado frade há muitos anos, tem este invejável currículo: Estudou Filosofia em Olinda, Pernambuco, e Teologia em Salvador, onde mora, há anos, no convento do Terreiro de Jesus, objeto do livro agora lançado e por mim aqui apresentado.
          Foi aluno laureado do Pontifício Ateneu Antoniano, em Roma, recebendo o título de Mestre, e se especializando em História da Igreja.
          Escreveu belíssimas e robustas monografias sobre a história da Ordem Franciscana no Brasil e no nordeste.
          É filho ilustre da valorosa Paraíba.
          Vez em quando, procuro-o na sua cela fradesca para saber notícias da Província Franciscana de Santo Antônio, que vai da Bahia ao Ceará, com ramificações na selva amazônica, confiada a abnegados frades missionários.
          São papos agradabilíssimos e proveitosos.
          Maria Helena Ochi Flexor é professora de História da Arte. Hoje aposentada, teve boa parte de sua vida ligada à Universidade Federal da Bahia. Faz pesquisas há mais de 50 anos. Tem livro publicado e premiado.
          A publicação do livro
Igreja e Convento de São Francisco da Bahia é parte da elogiável programação cultural da Organização Odebrecht, orgulho da Bahia.
          Todos os anos, a Odebrecht, incentivando e prestigiando a autêntica  cultura baiana, patrocina o Prêmio Clarival do Prado Valladares, acolhendo projetos inéditos sobre temas ligados à história do Brasil e da Bahia.
          No ano de 2007, o livro
Igreja e Convento de São Francisco da Bahia, concorrendo com 107 trabalhos, também do mais alto valor cultural, venceu o concurso, ganhando o desejado Prêmio.
          No livro está a Salvador dos franciscanos, nascida nos idos de 1587.
          E eu diria, recuando alguns anos, nos idos de 1500.
          Ninguém desconhece que, descobrindo o Brasil, Pedro Álvares Cabral desembarcou na velha Bahia - a terra da felicidade - trazendo, na sua comitiva, nada menos do que sete franciscanos.
         Sob a orientação de frei Henrique de Coimbra eles rezaram a primeira missa na Terra da Santa Cruz.
          Adquiram, pois,
Igreja e Convento de São Francisco da Bahia sabendo que estão levando para casa, sem favores, o livro do ano. Seus descendentes lhes serão eternamente gratos.
          E mais do que isso, tendo a oportunidade de conhecer, nos mínimos detalhes, este monumento franciscano, reconhecido, faz pouco tempo, como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo.  E como os frades seráficos, ao longo dos séculos, foram os guardiães deste extraordinário complexo arquitetônico religioso. 
          Visitem a Igreja e o Convento de São Francisco, no Terreiro de Jesus.
          Mais uma vez, ouso dizer: Salvador não é só o Pelô.
         
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 13/12/2009
Reeditado em 13/12/2009
Código do texto: T1976353