Televisão

Me pego assistindo televisão e imaginando a grande roda industrial presente em um inocente programa, e fico me perguntando como funciona a escolha das programações e o porquê da falta de criatividade televisiva. É simples a produção cultural é direcionada para a obtenção de lucros, tendo como base padrões de imagem cultural capazes de conquistar o público de massa, a produção cultural brasileira não objetiva a expressão artística e normalmente está vinculada e planejada sob pretensões financeiras.

A principal forma cultural construída pela indústria é inquestionavelmente a televisão, que ensina e forma indivíduos cada vez mais cedo, na TV podemos observar diferentes temas e culturas expostas a qualquer horário para qualquer idade. Este instrumento de comunicação pode ser utilizado para mostrar conteúdos reveladores que instigam a criatividade e o desenvolvimento humano, porém é comumente utilizado para alienar o telespectador levando-o a pensar e agir como lhe é proposto sem qualquer possibilidade de argumentação.

A grande vilã da historia tinha tudo para ser grandiosa e de realizar feitos maravilhosos levando diversão, cultura e conhecimento. A televisão possui uma cobertura geográfica e uma penetração nacional e internacional fascinante podemos assistir o mesmo programa que uma pessoa na Amazônia ou até no Japão, e é neste contexto que ela deixa a desejar, uma vez que os interesses japoneses não são os mesmos que o de brasileiros.Pouco se sabe das grandes personalidades nacionais, Machado de Assis é em algumas regiões apenas o nome de algumas avenidas e ruas, e não é o único está junto com outros nomes grandiosos que apenas tem importância para localização nos principais guias de endereços.

Infelizmente a triste realidade da mídia brasileira é que são focados apenas objetos de compra e venda e não propriamente a cultura não existe a preocupação com a divulgação da identidade nacional. A produção realizada pela indústria cultural é centralizada apenas no interesse lucrativo que impõe um padrão determinado a ser mostrado que transformou o telespectador ao longo dos anos em uma pessoa sem critica incapaz de desligar o aparelho, programado apenas para trocar de canal.

A indústria cultural funciona como uma empresa, atenta a custos de distribuição e retorno de lucros, por isso produz algo que conquiste o publico e que tenha certa relevância comercial se possível que se ramifique em produtos licenciados aumentando os dividendos das ações. E a cultura representada pela manifestação artística essencialmente popular, as tradições históricas contadas de pai para filho os grandes autores que dedicaram tanto tempo para a criação de obras inspiradoras, ficam destinados a estantes ou aos horários sem repercussão.

Daqui continuarei acompanhando a novela das oito e acreditarei sem pestanejar nos jornais nacionais, assistirei a programas sensacionalistas e a apresentadores sem qualquer qualidade e enfim aprenderei a cozinhar, são tantos programas que nem saberei qual escolher, mas um dia (Tenho certeza!) vou ter coragem de desligar a televisão e viver minha própria vida.

Kleber Parra
Enviado por Kleber Parra em 13/12/2009
Reeditado em 13/12/2009
Código do texto: T1976038
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.