S.O.S. TERRA

Em 1969, o homem pisou na Lua. Em plena Guerra Fria, EUA e URSS lutavam pelo predomínio espacial. O avanço tecnológico da década de 60 propiciou muitos avanços na conquista do espaço. Dizem que o homem é um ser preguiçoso por natureza e só cria quando algo o obriga. E no caso dos foguetes espaciais, o motor que impulsionou as viagens foi a competição entre os dois países que, na época, eram arqui-inimigos e os mais desenvolvidos do mundo. Com a extinção da URSS, a antiga rivalidade arrefeceu. Como consequência, também diminuiu o interesse pela corrida espacial. Sem competidores a altura, os EUA continuaram mas, desta vez, sem muita propaganda e sem grandes feitos.

O homem é um ser curioso. Se tudo vai bem, ele relaxa, fica curtindo sua tranquilidade, como se estivesse tomando doses e mais doses de Maracujina. Se aparece um opositor que pode lhe roubar o cetro e a coroa, parte logo para a briga. O caso entre países rivais pode ser observado diariamente nas relações humanas. O ego parece ser o comandante absoluto do agir humano. Se citarmos algumas características do homem, veremos que, em muitas, ele se parece com certos animais. E é aí que age irracionalmente. Vaidoso, abre seu leque de penas como um pavão. Conquistador, cerca sua presa qual galo no terreiro. Ambicioso, salta de galho em galho, como um macaco na prioridade da árvore. Senhor da terra, demarca seu território como um cão, com a diferença que não ergue a perna para urinar nos postes.

Como resultado, aí estão, no Planeta, terras devastadas pela ambição desmedida do homem, que busca o enriquecimento ilícito, burlando leis e destruindo florestas, como a Amazônia. Estão aí cidades inteiras alagadas por chuvas torrenciais e granizo, resultado do desmatamento ilegal e da poluição. Está aí o efeito estufa, resultado da emissão de gases poluentes, tudo pelo descaso com a natureza. Aí estão os icebergs desprendendo das calotas polares, qual fatias gigantescas de um bolo. Aí estão os oceanos subindo dia-a-dia o volume de suas águas, ocasionado pelo degelo dos polos. Rios poluídos, peixes morrendo as toneladas, mares poluídos por vazamentos de óleo, matando pinguins, gaivotas e outras espécies marítimas. Aí estão os incêndios criminosos, destruindo o habitat dos animais silvestres. Aí está o lixo atmosférico, o lixo atômico, o lixo espacial. A Terra virou uma grande lixeira e os homens, a continuarem assim, chafurdarão na lama, qual suínos.

O Jornal Nacional do dia 07/12/09, noticiou uma reunião em Copenhague, na Dinamarca, de países de todos os continentes, a fim de encontrar soluções para a emissão de gases poluentes. E citou a China e os EUA como responsáveis pela METADE da emissão desses gases. A industrialização desenfreada, sem cuidados com a biosfera, formou uma barreira de gás carbônico que impede a ação natural do meio ambiente, aquecendo desenfreadamente a atmosfera , de tal forma que o calor aumenta gradativamente e destrói a camada de gelo necessária a certas árvores como o pinheiro, nativo das regiões frias. Sem falar nos famosos "buracos" na camada de ozônio, por entre os quais o Sol, abrasador, provoca todo tipo de doenças de pele.

Na era Busch, os EUA se recusaram a controlar sua produção para cooperar com a diminuição desses poluentes. A China, fenômeno industrial nas últimas décadas, mostrou-se mais acessível ao diálogo. Segundo o JN, o presidente dos EUA era esperado para a tal reunião e aguardada com ansiedade sua postura frente ao problema.

Apesar dos efeitos já estarem ocorrendo, alguma coisa tem que ser feita para evitar que o homem, destruindo a natureza, destrua a si próprio. Ainda dá tempo de salvarmos o Planeta. Ainda dá tempo de legarmos às futuras gerações, uma Terra mais limpa, mais cuidada, mais bonita de se viver. Basta coragem e boa vontade para começar as mudanças no modo de produzir. Não é preciso estancar o progresso. Basta adotar medidas responsáveis na produção, aumentar a fiscalização, punir com rigor os (ir)responsáveis.

A Terra agradece! E os homens de boa vontade também. Pois, como disse Jesus: "Os puros de coração herdarão a Terra".

Se os homens não a destruírem antes...

Giustina
Enviado por Giustina em 12/12/2009
Reeditado em 10/01/2014
Código do texto: T1973488
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.