O BURACO DA OTÍLIA

O lugar é simples, aconchegante, sem frescuras, e a comida é maravilhosa, de temperos extraordinários e de sabor inigualável.

Experimente o sarapatel, o chambaril, ou a galinha de cabidela, ou ainda um sururu ao côco, pratos que não podem faltar numa boa mesa nordestina.

Otília morreu faz algum tempo, mas sua casa conserva ainda o tempero que a tornou famosa no Recife e no Brasil inteiro. Alagoana de nascença, ela veio pro Recife e instalou-se com seu “Buraco” às margens do Capibaribe, bem ali na Rua da Aurora.

Muita gente famosa passou por seu restaurante, como o Presidente Juscelino, sorridente na foto, abraçado à velha senhora. As paredes são decoradas com retratos diversos, folhas de reportagens sobre a singularidade do lugar, etc. A velha se orgulhava muito desse painel.

A casa mais parece uma pensão antiga, com seus quartos grandes e espaçados, cheia de corredores por onde garçonetes apressadas, num vai e vem constante, passam com bandejões de pratos cheirosos e fumegantes, cujo aroma nos dá água na boca.

O turista chega, pede uma “Pitu” ou “Serra Grande”, um tira-gosto, sente logo a brisa acariciante do rio Capibaribe no rosto, toma sua cerveja gelada enquanto espera, de estômago roncando, o prato escolhido.

Depois do pasto, com aquela sensação de ter comido como um padre, ele paga barato, se despede e vai embora, levando o gosto na boca, a saudade já no coração e pensando, sinceramente, em voltar um dia! ...

-o-o-o-o-o-

Recife, 26/10/1979, às 12,15 hs, após um almoço no “Buraco da Otília”.

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 10/12/2009
Código do texto: T1969865
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.