VAI UMA, FREGUÊS?

 
 


Ó
 este meu espírito crítico,  dele nem eu própria escapo, o certo é que, quando me encontro diante de um aparelho de TV, embora sendo insone, me dá um tédio danado e só bocejo. Por que será...? Desencanto... Desinteresse pelo material exibido... Ou a velhice chegando e eu chegando ao fim? Por falar em velhice, com essa mania que nós mulheres temos de “ esquecer” a idade eu já nem lembro a minha, qualquer dia desses vou passar pelo constrangimento de ouvir de alguma “otoridade” – para confirmar dia, mês e ano do nascimento - o pedido do teste de carbono 14.
 
Mulheres, mulheres... “Cabelos longos e idéias curtas”. Usando esta formulação do filósofo alemão Schopenhauer a respeito das mulheres, o escritor Monteiro Lobato define a Das Dores, personagem do conto “Cabelos Longos”, que faz parte do livro “Cidades Mortas”.
 
E tem mais do seu Lobato: quando ele escreveu Jeca Tatu (1924) generalizou e nivelou o comportamento do camponês brasileiro, apontando-o como preguiçoso, com a mesma carga de mazelas, a mesma miséria, a mesma apatia, incapaz de fazer coisa nenhuma. Personagem essa, que se popularizou Brasil afora, por conta do famoso almanaque do Biotônico Fontoura, que narrava a história do Jeca Tatuzinho. Até hoje é assim que grande parte dos irmãozinhos do Sul e Sudeste vê o camponês nordestino.
 
Preconceito do senhor Lobato? Sei não. Ah! Deixa pra lá. Esqueçamos essas picuinhas literárias e a minha velhice também. Já houve quem dissesse que esquecer é uma graça que devemos agradecer. A Deus se nele acredita. Se não, aos neurônios de cada um.
 
Pensando bem, conselho besta este do forget , todo mundo sabe que brasileiro é tão bonzinho e tem memória curta. Assim sendo, vamos logo nos preparando para as próximas eleições e cada um cuidando de achar o seu banquinho pra sentar e assistir na telinha o desfile das figuras impolutas dos pizzaiolos Collor, Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros com as mãos na massa , enquanto Lula acende o forno à lenha para assar mais uma pizza batizada de “Muzzarela à corruzione"
 
Vai uma, freguês?

(sugestão do tema de Nena Medeiros)

 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 09/12/2009
Reeditado em 09/12/2009
Código do texto: T1968377
Classificação de conteúdo: seguro