Ser sábio ou Inteligente?

Por que pessoas intelectualmente tão brilhantes nem sempre são as mais bem-sucedidas na vida pessoal?

Me peguei a filosofar com está pergunta.

não me considero uma pessoa intelectualmente tão brilhante, mas me julgo sabiamente brilhante. A diferença de inteligência e sabedoria a algum tempo tem me intrigado, alguns dias atráz me deparei mediante a um problema que aparentimente seria impossível de resolver, conversei com uma amiga letrada que alcançou as melhores notas de sua vida académica, enfim ela é muito inteligente. Seus conselhos embora muito bons me direcionaram a um caminho mais filósofico, causa-efeito umas doutrinas de David hume e a felicidade de Aristóteles, mais o lado comico da história é que eles não me ajudaram muito. Durante dia encontrei um homem com a roupa humilde e a pele ressecada do sol e um rosto marcado pelas experiências da vida, sentou-se ao meu lado e me perguntou o motivo daquela atual angustia, relatei o fato resumidamente e aquele homem que mal formou o primário me disse coisas que só a vida lhe podia ensinar, tomei aqueles conselhos para minha vida e resolvi meu problema.

A iteligência é algo de previlégio para o ser humano, mais a sabedoria é essencial, com a inteligêcia resolvemos problemas passageiros, mais com a sabedoria resolvemos problemas que outrora não seriam resolvidos.

Alcançar a sabedoria é algo que vem primeiramente de Deus, Deus nos ensina a cada momento de nossas vidas, seja bom ou ruim.

Em cada dificuldade devemos parar e pensar o que você pode aprender com elas.

Para ser sábio devemos olhar para os erros dos outros e não cometer os mesmos.

Ao alcançar e sabedoria você se torna uma pessoa bem-sucedida em sua vida pessoal e se sua vida pessoal está ajustada, tudo ao seu redor se ajustará também.

Ter uma vida bem-sucedida depende de você , aprenda com a vida, aprenda com os outros e aprenda princinpalmente com Deus, pois a sabedoria é uma virtude que todos tem na mão e basta você colocar no coração.

GILCILENE GARCIA

gilcilene garcia
Enviado por gilcilene garcia em 08/12/2009
Reeditado em 26/04/2011
Código do texto: T1967349
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.