ROTINA
A vida moderna embarcou num avião supersônico, exigindo de nós a precisão, a pressa, o corre-corre, o olho no relógio, uma montanha de compromissos, o aperfeiçoamento em áreas diversas. Os dias ficaram pequenos, encurtaram-se as horas, foram-se aqueles momentos de solidão e paz conosco mesmos. Se nos descuidarmos, corremos o risco de sair de casa sem escovar os dentes, sem o banho diário.... Nossas agendas não têm mais espaço. É a condução que passa na hora, o carro que enguiça, o avião que atrasa, os filhos que nos exigem, o trabalho que nos estressa. Os segundos parecem fugir do relógio, tal a velocidade que caracteriza nosso dia-a-dia.
Voamos o tempo todo, encaramos situações adversas, corremos o risco de um assalto, de um acidente, de perder a hora, o emprego e até a cabeça! Situações mil giram em torno de nós, qual enxame de moscas, a zumbir em nossos ouvidos.
Não é possível a um ser humano viver tranquilo e descansado nesse caos urbano. Os que vivem nas grandes metrópoles são os mais afetados. Porque no interior a vida ainda segue seu ritmo natural, em concordância com o nosso ritmo pessoal. Não bastasse tudo o que preenche nossa mente diariamente, sofremos também a tensão de trafegar ou andar nas cidades, tão cheias de surpresas em cada esquina. A insegurança estressa, leva o homem a loucura, as fobias, ao medo generalizado. Ao final do dia, tudo o que precisamos é dormir, descansar. Mas o cansaço é tanto que precisamos entrar num vidro de relaxante ou ansiolítico para pegar no sono. Então o homem desenvolve a dependência, usando os remédios como muletas, para poder andar no outro dia com as próprias pernas. Só que, no dia seguinte, a torturante rotina recomeça e , a noite, a muleta dos remédios é nosso escape novamente.
O lazer, previsto em lei, como direito do cidadão, ficou esquecido na gaveta da cômoda, até porque o dinheiro curto nos permite apenas dar prioridade as coisas mais urgentes e indispensáveis. Comer, pagar contas, aluguel, remédios, escola, vestimenta... e lá vai para a gaveta o lazer, na esperança de que, no próximo mês, as coisas desapertem. Só que não desapertam. Porque o salário, que deveria dar oportunidade de lazer, mal chega, quando nem chega, para o básico. E, sem lazer, o homem adoece física e mentalmente.
O que fazer? Passar a vida se conformando e fazendo de nosso dia um inferno de Dante? Precisamos mudar a rotina. Fácil é falar! Para mudar teríamos que adquirir as condições. E essas condições só podem ser "dadas" por nossos representante políticos. Gente que se elegeu, através de um amontoado de mentiras, criticando o governo quando em campanha e deletando totalmente as promessas feitas, depois de eleitos.
O salário mínimo mal dá para comer, o salário dos aposentados mal dá para os remédios. A Câmara e o Senado nadando só com as diárias milhonárias, desviando dinheiro para o exterior, para as meias, para as cuecas... estão cada vez mais fortes, governados por mentes diabólicas. São Sarneys, Collors, Renans e coisas do tipo. Digo "coisas", porque homem que se preza, que tem valor e um mínimo de misericórdia no coração, agiria de outra forma. Mas não agem. E sabem por que? Porque petrificaram a alma, fizeram pacto com o diabo e vieram ao mundo só para benefício próprio.
Não adoto nenhuma religião, sou universalista e acho que todos os caminhos levam o homem a espiritualidade plena. Conheço a Bíblia e lembro de uma passagem que dizia que os "demônios" ficariam presos por mil anos e o foram. Bagunçaram o coreto na Idade Média, com a "santa" Inquisição, fazendo churrasquinho de gente nas fogueiras. E diz a Bíblia que após mil anos seriam soltos gradativamente, para terem nova oportunidade de regeneração. São os espíritos empedernidos no mal e que passaram a reencarnar novamente na Terra. Aí estão eles e, pelo jeito, de nada lhes valeu o estágio na espiritualidade. A alma não se purificou no SPA do além e hoje reencarnam como última oportunidade espiritual. O instinto represado veio com mais força, porém. Colocam em prática, agora, todos os conhecimentos trevosos, roubando, pisoteando, mentindo deslavadamente. Esqueceram que a vida é finita e que, se não regenerarem, serão transmutados para lugares inóspitos , onde terão nova chance, sem as facilidades do progresso tecnológico atual. Terão de enfrentar uma "nova terra", com características pré-históricas. Porque aí, lutando pela sobrevivência, suas mentes não terão tempo para maquiações diabólicas. Muitos, segundo a doutrina espírita, ao desencarnar, já estão sendo levados ou "sugados" para planetas inferiores. Não irão regredir, levarão latentes o conhecimento adquirido, que ficará encoberto até que a necessidade física exija que eles "inventem" condições físicas melhores para viver.
É a Lei Cósmica que dá todas as oportunidades, que fornece o livre-arbítrio e que atinge o culpado, onde quer que ele esteja.
Então a Terra deixará de ser um planeta de provas e expiações e será elevada a condição de planeta de regeneração, onde os puros e simples de espírito encontrarão um lugar saudável, sob a bandeira da paz. Porque, no Universo, nada se cria, tudo se transforma. A começar pela alma humana.
LUZ e ESPERANÇA para todos!