A difícil contradição de ser um torcedor de futebol

Difícil descrever esse sentimento que corre nas veias e artérias do torcedor de futebol.

Qual a razão dessa paixão sem fronteiras, desse amor que supera limites e ultrapassa a barreira da compreensão? Qual o sentido de tanta alegria, ódio ou raiva?

A paixão por um time de futebol renderia um excelente estudo sobre o psiquismo humano. O choro de alegria ou de tristeza por causa do resultado de um jogo dividido em dois tempos de quarenta e cinco minutos, mais acréscimos e intervalo. O que será que move essa enorme massa humana a deslocar-se para estádios estampando no peito as cores do seu time ou ficar em casa trancada, sem querer conversa enquanto o juiz não soar o apito final? Por que a vitória ou a derrota de onze homens pode significar a vitória ou a derrota de milhares de pessoas?

Eu não compreendo essa corrente magnética que nos atrai e mesmo tentando refletir pouco consigo abstrair desse mistério.

Sou torcedora também. Lembro-me que a minha iniciação começou mais ou menos aos oito anos de idade. Eu nem sabia direito o que queria da vida, mas já chorava quando meu time perdia e sorria à toa quando meu time ganhava.

E esse amor permaneceu firme na adolescência sem admitir qualquer interferência. Cheguei mesmo a torcer contra a seleção brasileira por causa de não haver nela nenhum jogador do meu time.

O tempo passou e na idade adulta os filhos e o marido trouxeram a maturidade necessária ao coração anteriormente radical. O amor deixou de ser tão cego e individualista. Perdeu uma boa parte do fanatismo. Continuei torcedora, porém sem a voracidade juvenil. Em uma derrota, dependendo do significado que ela carrega, posso não conseguir dormir à noite e ficar aborrecida por alguns dias. No caso de vitória, também dependendo do grau de relevância do jogo, posso ficar demasiadamente satisfeita e mesmo que advenha frustrações e situação adversas, reajo com calma e não dou muita importância.

Continuo sentada em meu sofá e de olhos arregalados esperando o começo e o fim da partida de futebol. Minhas mãos suam, meu corpo todo sua, a emoção transborda pela pele. O coração dispara, a angustia surge e a expectativa aumentava a cada minuto. Surge a decepção e a tristeza ou a alegria e euforia descontrolada.

Por quê?

Quantas e quantas vezes terei que fazer essa pergunta para mim mesma sem conseguir encontrar a resposta?

Só sei que sou uma torcedora de um time de futebol. Sou mais uma a fazer parte dessa imensa massa insana de pessoas que fazem loucuras apenas por causa de uma simples partida de futebol.

Sei que é errado, que não compreensível e não tem razão de ser. Porém, é o que sinto em meu sangue, em meu coração e em tantas outras partes do meu corpo. Creio que para exterminar esse sentimento, somente exterminando o meu corpo.

Ufa! Como é difícil ser torcedora de um time de futebol! O pior de tudo é que é impossível de deixar de torcer...