Você entende cachorrês?

Quem tem ou teve cachorro, certamente acaba aprendendo a traduzir do cachorrês pro português.

E não é difícil, porque é bastante óbvio. Pra cada som ou série de sons emitidos há um significado. E se na casa onde o cachorro mora há um portão -- que é o local preferido do bicho -- a coisa fica ainda mais fácil.

Por exemplo, se os sons começam com um rosnado grave que vai subindo rapidamente até se transformar em latidos ferozes...

-- grrrrrrrRRRRRRRAUAUAUAUAUAUAUAUARRRGLLAAAUAUAUAUAUAU... AUAUAUGRRRRLLAUAUAU! AU AU AU AU AU! grrrrrrrrrrrrrrrrrrr...

Isto quer dizer:

-- hummm, parece que tem alguém querendo entrar, ÊPA, VOCÊ NÃO VAI INVADIR MEU TERRITÓRIO, NÃO, SEU SEM-VERGONHA SAFADO!!! TÁ PENSANDO O QUÊ, HEIN?! SE VOCÊ SE ATREVER A ENTRAR AQUI EU VOU MASTIGAR O SEU TRASEIRO FEITO CHICLETE E ROER AS SUAS CANELAS ATÉ O TUTANO, VIU?!... AH, TÁ FUGINDO, É?... VOLTA AQUI SE VOCÊ É HOMEM!!!... Onde já se viu?!...

Mas se os latidos são agudamente alegres, acompanhados de grandes saltos e um frenético abanar de rabo...

-- AUAUAUAUAU! AU AU AU AU AAAAUUUUUuuuuuu... AU AU AU AU AUAUAUAUAU AU AU!

Isto significa:

-- ÔBA, VOCÊ VEIO ME VISITAR! QUE BOM, ESTOU MUITO CONTENTE!... ENTRA LOGO, VEM! ENTRA, MEU AMIGO, QUE EU TÔ DOIDO PELO SEU CAFUNÉ!... QUÊ QUE VOCÊ TÁ ESPERANDO, HEIN?

Mas também pode querer dizer:

-- ÔBA!!! O RANGO CHEGOOOOUUU! EU TÔ MORTO DE FOME!... QUE BOM QUE VOCÊ SE LEMBROU DE ME DAR ÁGUA E COMIDA! ÔBA! ÊBA! IÚÚÚPIIII!!!...

Ou ainda:

-- ÊBA! NÓS VAMOS PASSEAR NA RUUUUAAAA! QUE LEGAL, QUE BARATO!... EU ADOOOOOORO PASSEAR NA RUA E CHEIRAR TOOOODOS OS POSTES E PORTÕES QUE ENCONTRAR NO CAMINHO! ÔBA, ÔBA, ÔBAAAAAA!!!...

Agora, se os latidos são queixosos e terminam em pungentes uivos...

-- AuAuAuaaaaauuuuuuuuuuu... AAAUuuuAuAuAuauauuuuuuuuuuuu... AuAuAuauauauaaaauuuuuuuuuuuuuuuuuu...

Isto só pode dizer:

-- Ah, não vá embora, nãããããããããooooo... AAAaaahhhh, meu dono querido e amado e idolatrado, não me deixe aqui, nãããããããoooo... Volte aqui ou me leve com vocêêêêê!...

Ganidos, por sua vez, podem ter dois significados...

-- CAINCAINCAINCAIIIIIIiiiiiiinnnn!!! CAINCAINCAIN caincainnnn... caiiiiinnnn...

Ou é:

-- AIAIAI, ME MACHUQUEEEIIIIiiiiiii!!! AIAIAI, TÁ DOENDO À BEEEEÇAAAaaaa... me ajuuuuuuudaaaa!...

Ou então:

-- QUE BOM QUE VOCÊ VOLTOOOUUUuuuuuu! TÔ TÃO FELIZ QUE TÔ CHORAAAAANNNnnnndooooo!... meu amigo muito queriiiiiido...

Ah, e tem aquele semilatido resmungado e bufado...

-- buf... buf... buffff...

Que, entre outros significados, predominantemente quer dizer:

-- Tô aborrecido... tô chateado... tô pê da vida!...

Mas também pode ser:

-- Putz, meu dono me mandou calar a boca... droga, tava tão divertido latir loucamente no portão... só porque é madrugada e aquele preguiçoso quer dormir...

E tem o inconfundível latido meloso...

-- Auauuuurrrrrllll... rrruuuuauaauaaauuuuurrrllll... rrrraulllll...

Que invariavelmente significa:

-- Ah, me faz aquela delícia de cafunééé, vaaaiiii... eu te amo muito, muito, muito mesmo e estou tão careeeeennnteeee... por favor, meu dono adoraaado!...

No entanto, se o cachorro fica mudo, paradão, o corpo tenso, orelhas viradas pra trás, o rabo entre as pernas, o pelo arrepiado ao longo da coluna -- especialmente no pescoço --, os dentes à mostra e o olhar de baixo pra cima... pode sair correndo ou subir no primeiro muro que tiver por perto, porque isso significa que ele quer te pegar de jeito. E se ele fizer isso, pode ter certeza de que ele não brinca em serviço. E encomende sua alma a Deus.

E os longos uivos nas noites de lua cheia?

-- AUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...

Ora, claro que só podem dizer:

-- AAAAAAiiiiiii, que saudade da minha amaaaaaaadaaaaaa (ou do meu dono)...

Ou você duvida que os cachorros também são românticos? Pois se até os brutos também amam, por que não os adoráveis seres caninos?

Maria Iaci
Enviado por Maria Iaci em 07/12/2009
Código do texto: T1965162
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.